Consórcio africano disponibiliza USD 500 milhões para o Corredor do Lobito

Data:

O consórcio África Finance Corporation (AFC) vai conceder um reforço financeiro de 500 milhões de dólares para investimentos de impacto social a fim de impulsionar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, na província de Benguela.

O facto foi anunciado, esta quarta-feira, pelo presidente do Conselho de Administração desta instituição financeira, Andrew Alli Samaila, quando intervinha na Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, realizada na cidade de Benguela.

O fórum sobre a importante infra-estrutura regional juntou os presidentes de Angola, João Lourenço, dos Estados Unidos da América, Joe Biden, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, da República Democrática do Congo, Félix Tchissekedi, o vice-presidente da Tanzânia, Philip Mpango, e representantes de instituições internacionais.

Andrew Alli Samaila disse que o investimento reflecte a confiança do poder de transformar do projecto do Corredor do Lobito, que transcende fronteiras.

Acrescentou que a AFC vai utilizar fundo de pensão para gerar mais sustentabilidade, fazendo parcerias com outros bancos de desenvolvimento para o fomento de capitais.

A instituição está profundamente envolvida no desenvolvimento do Corredor do Lobito, uma iniciativa estratégica que busca melhorar a infra-estrutura de transporte na África Austral, particularmente conectando Angola, Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC).

A África Finance Corporation foi designada como principal desenvolvedora do projecto, liderando iniciativas de construção e financiamento.

Esses esforços visam transformar o corredor num motor de crescimento económico, facilitando o transporte de minerais críticos e impulsionando o comércio intra-africano e global.

A iniciativa também reforça a integração regional e promove o desenvolvimento sustentável .

Kobold Metals

Por sua vez, o presidente da empresa de exploração mineira Kobold Metals, Josh Golfman, destacou a importância do Corredor do Lobito, salientado que a esta instituição sediada na Califórnia (EUA) está satisfeita por estabelecer parcerias com os países que fazem parte dessa zona.

“Trabalhamos todos os dias com os nossos parceiros e juntos vamos criar milhares de empregos e o comércio inter-africano”, exprimiu.

Fundada em 2018, o foco principal da Kobold Metals é a descoberta de minerais essenciais para baterias, como cobalto, níquel, cobre e lítio, que são cruciais para tecnologias de energia renovável e veículos eléctricos.

A empresa utiliza inteligência artificial (IA) e ciência de dados avançada para melhorar a eficiência e a precisão na exploração mineral. Entre suas tecnologias proprietárias estão ferramentas tais como Machine Prospector.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Unitel, BFA e Standard Bank devem ser privatizados até meados de 2025

As privatizações da Unitel, BFA e Standard Bank, através...

BNA conclui implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, hoje, que...

OPV da BODIVA supera expectativase gera receitas superiores a dois mil milhões de kwanzas

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA),...