O consórcio África Finance Corporation (AFC) vai conceder um reforço financeiro de 500 milhões de dólares para investimentos de impacto social a fim de impulsionar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, na província de Benguela.
O facto foi anunciado, esta quarta-feira, pelo presidente do Conselho de Administração desta instituição financeira, Andrew Alli Samaila, quando intervinha na Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, realizada na cidade de Benguela.
O fórum sobre a importante infra-estrutura regional juntou os presidentes de Angola, João Lourenço, dos Estados Unidos da América, Joe Biden, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, da República Democrática do Congo, Félix Tchissekedi, o vice-presidente da Tanzânia, Philip Mpango, e representantes de instituições internacionais.
Andrew Alli Samaila disse que o investimento reflecte a confiança do poder de transformar do projecto do Corredor do Lobito, que transcende fronteiras.
Acrescentou que a AFC vai utilizar fundo de pensão para gerar mais sustentabilidade, fazendo parcerias com outros bancos de desenvolvimento para o fomento de capitais.
A instituição está profundamente envolvida no desenvolvimento do Corredor do Lobito, uma iniciativa estratégica que busca melhorar a infra-estrutura de transporte na África Austral, particularmente conectando Angola, Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC).
A África Finance Corporation foi designada como principal desenvolvedora do projecto, liderando iniciativas de construção e financiamento.
Esses esforços visam transformar o corredor num motor de crescimento económico, facilitando o transporte de minerais críticos e impulsionando o comércio intra-africano e global.
A iniciativa também reforça a integração regional e promove o desenvolvimento sustentável .
Kobold Metals
Por sua vez, o presidente da empresa de exploração mineira Kobold Metals, Josh Golfman, destacou a importância do Corredor do Lobito, salientado que a esta instituição sediada na Califórnia (EUA) está satisfeita por estabelecer parcerias com os países que fazem parte dessa zona.
“Trabalhamos todos os dias com os nossos parceiros e juntos vamos criar milhares de empregos e o comércio inter-africano”, exprimiu.
Fundada em 2018, o foco principal da Kobold Metals é a descoberta de minerais essenciais para baterias, como cobalto, níquel, cobre e lítio, que são cruciais para tecnologias de energia renovável e veículos eléctricos.
A empresa utiliza inteligência artificial (IA) e ciência de dados avançada para melhorar a eficiência e a precisão na exploração mineral. Entre suas tecnologias proprietárias estão ferramentas tais como Machine Prospector.