Angola é actualmente o 6.º maior mercado de destino dos vinhos do Alentejo. De Janeiro a Setembro de 2024 foram exportados 709.070 litros de vinho para território angolano, o que a preços de saída de Portugal, representou um total de 2.563.663 euros, correspondentes a 2.521.507.828 kwanzas. A informação foi avançada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
“Perspectivamos terminar o ano com uma exportação total de cerca de um milhão de litros de vinho para Angola. Este é um mercado em que pretendemos fortalecer os laços e a distribuição do nosso vinho, pelo que no próximo vamos continuar este trabalho de aproximação e forte presença no país”, assegura Francisco Mateus, presidente da direcção da CVRA.
Com um clima mediterrânico e uma forte influência continental, o Alentejo é quente e seco no verão e frio e seco no inverno, sendo estas as características que ajudam a definir a reconhecida qualidade dos vinhos da região.
No Alentejo é possível encontrar os mais diversos tipos de vinho: brancos, caracterizados por serem aromáticos, frescos e harmoniosos; rosados, com aroma a fruta silvestre, como morangos e groselhas, sendo vinhos jovens, suaves e de enorme frescura; tintos, com aromas intensos a frutos vermelhos bem maduros, apresentando-se macios e equilibrados; e os espumantes e licorosos.
Criada em 1989, a CVRA é responsável por garantir o controlo da origem e qualidade dos vinhos da Região do Alentejo, e pela sua certificação com Denominação de Origem Controlada (DOC) ou Indicação Geográfica Alentejano, sendo esta certificação que garante a qualidade dos vinhos que chegam à mesa dos consumidores.