A oferta de divisas no país está estimada em 800 milhões de dólares norte-americanos/mês informou ontem, domingo, em Ndalatando, Cuanza-Norte, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias.
Dos 800 milhões de USD, cerca de 600 milhões são transacionados na plataforma da Bloomberg e 200 milhões de USD pelos bancos comerciais.
Conforme Manuel Tiago Dias, o país está melhor comparativamente há alguns meses atrás, onde havia escassez da moeda, facto que resultou numa pressão da economia nacional.
O responsável, que se encontra na cidade de Ndalatando, em visita de trabalho, explicou que o país começou a sentir uma redução de divisas no circuito económico do país a partir de Maio de 2023.
A escassez de divisas, informou, fez que a economia nacional se adaptasse em função das disponibilidades de divisas que existem no mercado.
Manuel Tiago Dias, acompanhado de uma delegação da instituição, está a radiografar o sector que dirige, com realce para as obras de reabilitação das instalações do BNA, no centro da cidade de Ndalatando .
Sábado a delegação do BNA visitou algumas fazendas que beneficiaram de crédito bancário.
Segunda-feira está prevista uma reunião do Comité de Política Monetária, órgão responsável pela formulação da política monetária e cambial do país, que acontece na cidade de Ndalatando.