EY expande operações para Cabo Verde e reforça posição no mercado lusófono

Data:

A EY acaba de inaugurar um escritório em Cabo Verde, no âmbito da sua estratégia de expansão no continente africano, reforçando o posicionamento no mercado lusófono. A EY Cabo Verde está integrada no Portuguese Cluster, que inclui os mercados de Portugal, Angola e Moçambique, liderado por Miguel Farinha, country managing partner.

O evento de inauguração juntou Olavo Avelino Garcia Correia, vice-primeiro ministro de Cabo Verde, João Queirós, embaixador de Portugal na cidade da Praia, e Miguel Farinha, country managing partner do Portuguese Cluster da EY.

“A EY Portugal sempre actuou no mercado lusófono, com particular presença em Angola e Moçambique. Esta expansão em Cabo Verde permite um crescimento conjunto, criando oportunidades para os profissionais cabo-verdianos desenvolverem competências e estabelecerem sinergias com as equipas internacionais, numa relação que beneficia tanto Cabo Verde quanto os mercados globais em que a EY trabalha”, afirma Miguel Farinha, country managing partner da EY Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. 

A operação, que arrancou durante o mês de Agosto, resulta da aquisição de uma participação do capital da AYS – Auditores e Consultores em Cabo Verde e integração da sociedade na rede EY.

O crescimento da operação da AYS, empresa parceira da EY Portugal desde 2019, prende-se com serviços prestados junto de clientes cabo-verdianos, sendo também responsável pela actividade de diversas equipas implantadas em vários projectos na Guiné, Angola e em Portugal, justificando a criação da EY Cabo Verde.

Liderada por Luís Aguiar, sócio fundador da AYS e agora sócio-gerente da EY Cabo Verde, a organização conta actualmente com 15 colaboradores das áreas de auditoria e contabilidade, com os quais a EY está comprometida em continuar a partilhar know-how e recursos proveniente das diversas geografias em que está presente.

“Confiamos no Luis Aguiar e na sua equipa para liderarem esta aposta no mercado de Cabo Verde, contribuindo, como sempre na EY, para a criação de um melhor mundo de negócios através dos serviços de valor acrescentado que prestamos aos nossos clientes e no desenvolvimento do talento existente no país”, acrescenta o country managing partner da EY Portugal, Angola e Moçambique. 

O novo escritório, na cidade da Praia, disponibiliza um conjunto abrangente de serviços, desde auditoria e contabilidade a fiscalidade e consultoria, destinado à panóplia de sectores em que a consultora se posiciona mundialmente, destacando-se ainda a aposta em áreas estratégicas como Cyber-Security e Sustentabilidade, sem esquecer a Transição Digital e Privatizações, e tendo já uma forte ligação aos sectores financeiro, público, mercado de capitais e turismo.

“Ao aceitar o desafio de fundar a AYS em Cabo Verde descobrimos um país estável e seguro, com uma população jovem e qualificada, e um potencial de negócio em diversas áreas. De olhos postos no futuro, estamos confiantes de que estão reunidas condições ideais para prestarmos serviços profissionais nas áreas de actuação da EY, quer de Cabo Verde para Cabo Verde, quer de Cabo Verde para o mundo. É um orgulho e uma responsabilidade enorme o desafio de liderar a prática da EY em Cabo Verde”, realça Luís Aguiar, gerente da EY Cabo Verde.

Já Ana Salcedas, partner da unidade de serviços para o sector financeiro e gerente da EY Cabo Verde, destaca que “na última década, a EY já prestou serviços de auditoria a todas as entidades do sector bancário em Cabo Verde, uma realidade que pesou na decisão de avançar com a participação numa entidade de direito local para melhor responder às oportunidades do mercado e às necessidades dos clientes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Lobito Atlantic Railway Reforça Capacidade de Transporte com Novos Vagões

A LAR deu esta semana um passo importante para...

Ruanda: O Hub Africano de Networking Corporativo e Inovação no coração de África

Ruanda, frequentemente chamada de "País das Mil Colinas", reescreveu...

Lançada revista angolana especializada em questões ambientais

O mercado angolano da comunicação social conta, desde o...