ARSEG revela activos do sector dos seguros e fundos de pensões estimados mais de 2 mil milhões de dólares
A administradora executiva da Agência Reguladora de Seguros de Angola (ARSEG), Filomena Manjata revelou hoje, em Luanda, que em 2023 os activos em gestão do sector dos seguros e fundos de pensões em conjunto representaram 1.8 biliões de Kwanzas, o equivalente a mais de 2 mil milhões de dólares, onde cerca de 58% estão inscritos nos mercados financeiros, a financiar a economia e o desenvolvimento económico.
A revelação que foi feita no encerramento do IX fórum sobre seguros, numa iniciativa do semanário Expansão, a responsável reitero o desempenho do sector segurador em Angola, frisando que em 2023 o sector dos seguros cresceu 21.4%, manteve níveis de solvência acima dos 270% e apurou resultados líquidos superiores a 20.5 mil milhões de Kwanzas.
“Os prémios brutos emitidos rondaram 379.8 mil milhões Kwanzas, tendo sido devolvidos aos segurados sob forma de indemnização o valor 98.9 mil milhões de Kwanzas”, afirmou.
“Tudo isso foi possível por via de uma gestão prudente dos recursos que as empresas a sua disposição assumindo todos os compromissos com os seus clientes sem precisar de ajudas públicas do estado”, sublinhou Filomena Manjata.
O evento encerrou com o painel intitulado “Desconstruindo” gestores de diferentes sectores de actividade apresentaram o seu ponto de vista empresarial em matéria de seguros.