Terceira edição do “O Escritor e a Sua Época” homenageia Pepetela

Data:

O contributo do escritor Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos “Pepetela”em prol do desenvolvimento e divulgação da Literatura angolana foi enaltecido, nesta sexta-feira, em Luanda, durante a 3º edição do programa “ O Escritor e a Sua Época”.

O evento realizado pelo ministério das Relações Exteriores, em parceria com o da Educação e com o apoio do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, visou promover a literatura angolana, através da apresentação da análise literária, sociológica, histórica e linguística de obras do escritor homenageado.

Estudantes, docentes e público em geral, apontaram Pepetela como um homem de letras de muita sapiência e que seus feitos têm contribuído não só para a literatura, mas também para outras áreas da ciência.

Após ser destacado o valor histórico de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos “Pepetela”, o público ficou a saber que o autor é responsável por uma escrita imensa no sentido comunicacional, cuidada na forma rigorosa, grande na beleza estética, contida e libertadora numa sempre renovada proposta de fazer do pensamento, usa a escrita como “arma” principal de todas as formas de descriminação e luta pela igualdade na sociedade.

O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, David Capelenguela, descreve Pepetela como um homem de cultura que sempre se destacou na forma própria de escrever.

“Em sensivelmente 50 anos de escrita, publicou quase três dezenas de obras, são vários os motivos condutores dessas obras, pois que o seu empenho tem sido maior. As temáticas da colonização, descriminação e da miscigenação estão patentes, por exemplo em Mayombe, o Cão, Geração de Utopia, o Desejo da Kianda, entre outras obras”, sublinhou.

Para o responsável, a percepção histórica que se obtém é um somatório do passado com o presente, o futuro com a concretização dos ideais de liberdade, igualdade, fraternidade e justiça, factos que evidenciam claramente a dificuldade da materialização das reflexões da guerra.

“Em Pepetela encontra-se a realidade que representamos actualmente e também aquilo que avalia relativamente, a colonização”, ressaltou

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela, nasceu em Benguela a 29 de outubro de 1941).

É membro fundador da União dos Escritores Angolanos e um dos mais contribuintes para o desenvolvimento da literatura angolana.

Lembrar que Pepetela é autor de várias obras literárias, entre as quais “As Aventuras de Ngunga” (1972), o “Desejo de Kianda” (1995), “Muana Puó” (1978) e “Se o Passado Não Tivesse Asas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Estão concluídas as obras de reabilitação e modernização do Complexo Desportivo do IMEL

A Fundação BAI inaugurou ontem as obras de reabilitação...

Inflação na zona euro acelera em outubro para 2%

A taxa de inflação anual na zona euro acelerou...

Vendas da Pumangol cresceram 9% no terceiro trimestre deste ano

A Pumangol, uma das principais empresas defornecimento de combustíveis...

Proposta. OGE 2025 terá um aumento de 37% comparativamente ao ano anterior

A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para...