A receita de petróleo e gás da Rússia em outubro deve saltar para 1,17 trilhão de rublos (US$ 12,16 bilhões), um aumento de 52% em relação a setembro, graças ao pagamento trimestral de imposto baseado no lucro do petróleo, mostraram cálculos da Reuters na terça-feira.
Ao mesmo tempo, a receita provavelmente caiu 28% neste mês em relação a outubro de 2023 porque os preços do petróleo caíram, o rublo se fortaleceu e os chamados subsídios de amortecimento para refinarias foram anulados há um ano devido aos altos preços dos combustíveis.
A receita do petróleo e do gás tem sido a fonte de dinheiro mais importante para o Kremlin, respondendo por cerca de um terço a metade do total das receitas do orçamento federal na última década.
Segundo cálculos da Reuters, os pagamentos de impostos baseados nos lucros do petróleo chegarão a 435 bilhões de rublos neste mês.
No total, a receita de petróleo e gás de janeiro a outubro deve aumentar em 32% em relação ao ano anterior, para 9,5 trilhões de rublos.
Para 2024 como um todo, o governo orçou uma receita federal de 10,7 trilhões de rublos com vendas de petróleo e gás, um aumento de 21% em relação a 2023, quando os preços mais baixos do petróleo e a queda nas exportações de gás reduziram a receita em 24%.
A meta para 2024 foi revisada para baixo em relação aos planos iniciais de 11,5 trilhões de rublos.
A Rússia aumentou significativamente os gastos com defesa e segurança desde o lançamento da invasão da Ucrânia, o que chama de operação militar especial, em fevereiro de 2022, levando a dois déficits anuais consecutivos que ultrapassaram 3 trilhões de rublos, cerca de 2% do PIB.
($1 = 96,2500 rublos)
(Reportagem da Reuters; Edição de Elaine Hardcastle)