Economia não petrolífera dos Emirados Árabes Unidos crescerá 4% em 2025

Data:

O crescimento não petrolífero impulsionará a economia dos Emirados Árabes Unidos em 2025, com uma projeção de crescimento de 4%, impulsionado por maiores fluxos de investimentos, que serão canalizados em parte pelos mercados financeiro e imobiliário.

O ‘Emirados Árabes Unidos Macro Outlook’ do Banco Nacional do Kuwait (NBK) também destaca uma expansão robusta no crédito privado em 2024, que manterá um ritmo positivo no próximo ano, juntamente com uma política monetária mais flexível, baixa inflação e uma população crescente que dará suporte à atividade do consumidor durante o período previsto.

Os mercados financeiros e os desenvolvimentos de infraestrutura serão os principais impulsionadores dos fluxos de capital estrangeiro, com os primeiros nove meses do mercado de ações de Dubai testemunhando um aumento de 8,5%, enquanto as vendas imobiliárias no emirado aumentaram 30% ano a ano, atingindo 375 bilhões de dirhams dos Emirados Árabes Unidos (US$ 102 bilhões) no período.

A perspectiva indica que cortes nas taxas de juros devem estimular ainda mais a demanda em 2025, especialmente em apartamentos de luxo, dadas suas avaliações relativamente mais baixas e potencial de retornos mais altos.

A perspectiva acompanha a previsão do Banco Mundial de quinta-feira, que projetou que o PIB dos Emirados Árabes Unidos aumentaria para 4,1% em 2025, impulsionado pelo crescimento robusto no setor não petrolífero.

O setor de petróleo dos Emirados Árabes Unidos também está pronto para se recuperar em 2025, com projeção de aumento de 7,8%, após um crescimento fraco de 0,4% em 2024. A curva de crescimento receberá um impulso adicional após a OPEP+ reduzir seus cortes de produção a partir de dezembro de 2024.

A NBK projeta que a produção deve atingir 3,4 mb/d até o final de 2025, com os Emirados Árabes Unidos provavelmente atingindo sua meta de capacidade de produção de 5 mb/d um ano antes, em 2026.

A perspectiva acrescenta ainda que, embora a posição fiscal do governo permaneça sólida em comparação aos pares do GCC, os altos gastos contínuos e os preços mais baixos do petróleo durante o período previsto farão com que o superávit diminua de 3,1% neste ano para 1% do PIB em 2025.

“Os orçamentos federais dos Emirados Árabes Unidos e de Dubai reservaram maiores verbas de gastos para 2025 (+11,5% do orçamento para AED72 bilhões e +5,8% para AED84 bilhões, respectivamente), um sinal de intenção das autoridades à medida que prosseguem com planos ambiciosos de investimento e infraestrutura”, diz a perspectiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

“Fuckin’ Globo” é o grande vencedor da 4ª edição do DocLuanda 2025

Documentário distinguiu-se da concorrência por sua "originalidade" e leva...

Artista moçambicana retrata vivências ocultas das águas de Luanda

Rotina laboral, dramas socioeconómicos e políticos dos homens do...

“Pecadores” estreia em IMAX no ZAP Cinemas

O ZAP Cinemas estreia esta sexta-feira, 18 de Abril,...