A Dubai Investiments Park (DIP Angola) revelou que a primeira fase da construção da primeira zona económica integrada de Angola, já está em andamento, representando um investimento de 150 milhões de dólares, e tem como objectivo a criação de 1.500 postos de trabalho, dando um impulso significativo à economia da província do Bengo.
Segundo a DIP Angola, já foram feitos progressos significativos no desenvolvimento da primeira fase, com os principais trabalhos de infra-estruturas a avançarem de forma constante, assinalando um marco importante para a primeira zona económica totalmente integrada de Angola.
O projecto DIP Angola é a primeira zona integrada do país e distingue-se das outras zonas económicas existentes por combinar espaços industriais, comerciais, residenciais e recreativos, criando um ecossistema urbano holístico para fomentar a inovação, criar oportunidades de emprego e impulsionar o crescimento sustentável.
Com um investimento total de 500 milhões de dólares americanos, o DIP Angola está pronto para redefinir a paisagem como um desenvolvimento transformador de uso misto. O design do parque integra instalações de última geração adaptadas às necessidades específicas de cada sector, proporcionando um amplo espaço para pequenas, médias e grandes empresas.
Khalid Bin Kalban, Vice-Presidente e Director Executivo da Dubai Investments, enfatizou o impacto transformador da DIP Angola, afirmando: “A Dubai Investments está entusiasmada por ver o progresso acelerado da DIP Angola, um desenvolvimento que vai além das infra-estruturas para redefinir o panorama económico da região. O DIP Angola não é apenas um projecto, mas uma iniciativa estratégica destinada a criar um ecossistema totalmente integrado que posiciona Angola como um centro para diversas indústrias e inovação. Ao fornecer infra-estruturas excelentes e acessíveis, incentivos fiscais e uma mistura equilibrada de espaços industriais, comerciais e residenciais, estamos a estabelecer uma plataforma para um crescimento sustentável que irá impulsionar a prosperidade económica a longo prazo para Angola e para toda a região.”
Localizado ao longo da costa atlântica na província do Bengo, município do Dande – a cerca de 50 quilómetros de Luanda, o projecto estende-se por 2.000 hectares e será desenvolvido ao longo de 12 anos.
Desenvolvido pela Dubai Investments, o DIP Angola aproveita a vasta experiência da empresa e o sucesso do Dubai Investments Park (DIP) nos EAU.
A DIP Angola beneficia de uma localização privilegiada, a cerca de 23 quilómetros do porto marítimo mais próximo, oferecendo uma melhor conectividade. A zona franca de Angola, situada a cerca de 4 quilómetros da DIP Angola, está actualmente a desenvolver um porto de exportação, reforçando ainda mais a proposta de valor da DIP Angola. A robusta infraestrutura rodoviária que rodeia a DIP Angola foi concebida para facilitar a conexão entre áreas e trazer eficiência logística, tornando a região num destino atractivo para os investidores.
Os investidores no DIP Angola vão beneficiar de incentivos atractivos, tais como isenções fiscais flexíveis, condições de arrendamento favoráveis e acesso a infra-estruturas avançadas. Estas ofertas promovem um ambiente acolhedor para diversas indústrias, contribuindo significativamente para o crescimento económico sustentado e o desenvolvimento de Angola.