Os ativos sob gestão (AUM) da Arábia Saudita registraram um crescimento de dois dígitos e estão prestes a se expandir ainda mais em cerca de USD 50 bilhões no curto prazo, devido às novas reformas regulatórias e ao crescimento dos mercados de capital de ações e dívidas.
O valor total dos AUM no reino ultrapassou USD 250 bilhões no final do primeiro semestre de 2024, aumentando 13,5% em relação ao ano anterior, disse a Fitch Ratings em um relatório na terça-feira.
Dentro de alguns anos, o valor dos AUM pode chegar a USD 300 bilhões, impulsionado pelos esforços de diversificação da Arábia Saudita.
“Esperamos que os AUM da Arábia Saudita ultrapassem USD 300 bilhões em alguns anos, impulsionados pelo Programa de Desenvolvimento do Setor Financeiro da Visão 2030”, disse Bashar Al Natoor, Diretor Global de Finanças Islâmicas da Fitch Ratings.
O estado do Golfo tem a maior indústria de gestão de ativos (AMI) na região do GCC. Conforme a indústria amadurece, ela pode atrair fundos que foram colocados com gestores de ativos offshore, disse a agência de classificação.
Em 2023, os AUM do setor representavam 22% do produto interno bruto (PIB), com fundos privados três vezes maiores que os fundos públicos, observou a Al Natoor.
O valor do AUM dos fundos privados também dobrou desde 2020, com a maioria em ações (43%) e imóveis (40,5%). Cerca de um terço (28%) dos fundos públicos estavam em mercados monetários, seguidos por ações (25,6%), REITs (18,7%) e dívida (16%).
Atividade maior de IPO na Arábia Saudita e aumento no desempenho do Tadawul All-Share Index também estão atraindo fundos de ações. A Saudi Stock Exchange (Tadawul) é a maior bolsa no GCC e a décima maior do mundo, observou a Fitch.