A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, levantou USD 6,6 bilhões de investidores, o que pode avaliar a empresa em USD 157 bilhões e consolidar sua posição como uma das empresas privadas mais valiosas do mundo.
O financiamento atraiu investidores de capital de risco recorrentes, incluindo Thrive Capital e Khosla Ventures, bem como o maior patrocinador corporativo da OpenAI, a Microsoft, e uma nova participação da Nvidia.
O fechamento dos fundos coincide com os esforços de reestruturação e mudanças executivas em andamento da empresa, incluindo a saída abrupta de sua diretora de tecnologia de longa data, Mira Murati, na semana passada.
Altimeter Capital, Fidelity, SoftBank e a empresa de investimentos apoiada pelo estado de Abu Dhabi, MGX, também participaram da rodada.
A diretora financeira da OpenAI, Sarah Friar, disse aos funcionários na quarta-feira que a empresa poderá fornecer liquidez para eles por meio de uma oferta pública para recomprar suas ações na empresa após o financiamento, embora nenhum detalhe e cronograma tenham sido decididos, de acordo com uma fonte. No início deste ano, a empresa permitiu que alguns funcionários sacassem suas ações a uma avaliação de USD 86 bilhões.
A Thrive Capital, que comprometeu cerca de USD 1,2 bilhão de uma combinação de seu próprio fundo e um veículo de propósito específico para investidores menores, negociou a opção de investir mais USD 1 bilhão no ano que vem na mesma avaliação se a empresa de IA atingir uma meta de receita, acrescentaram fontes.
A Apple, que estava em negociações para investir na OpenAI, acabou não se juntando ao financiamento, disseram fontes, que pediram anonimato para discutir assuntos privados. A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
O financiamento veio na forma de notas conversíveis, e a conversão em capital depende de uma mudança estrutural bem-sucedida para uma empresa com fins lucrativos que não seria mais controlada pelo conselho sem fins lucrativos e da remoção do limite de retorno para os investidores.
As mudanças de pessoal não diminuíram o entusiasmo da maioria dos investidores, que estão prevendo um crescimento significativo com base nas projeções do CEO da OpenAI, Sam Altman.
A empresa está a caminho de gerar USD 3,6 bilhões em receita este ano, com perdas crescentes de mais de USD 5 bilhões. Ela projeta um grande salto de receita no ano que vem para USD 11,6 bilhões, de acordo com fontes familiarizadas com os números.
Os investidores também garantiram algumas proteções, já que a OpenAI passa pela complexa reestruturação corporativa que garantiria patrimônio à Altman. As negociações ainda estão em andamento, e nenhum cronograma foi determinado ainda.
Os investidores negociaram termos que lhes permitiriam recuperar seu capital ou renegociar a avaliação caso as mudanças não fossem implementadas dentro de dois anos, disseram fontes.
A ascensão meteórica da OpenAI em termos de popularidade e valoração de produtos capturou a imaginação do mundo. Desde o lançamento do ChatGPT, ele atraiu 250 milhões de usuários ativos semanais. A valoração da empresa também aumentou de USD 14 bilhões em 2021 para USD 157 bilhões, à medida que sua receita aumentou de zero para USD 3,6 bilhões, superando em muito as próprias projeções de Altman na época.
A empresa disse aos investidores que ainda está buscando ativamente a inteligência geral artificial (AGI), ou seja, desenvolvendo sistemas de IA que superem a inteligência humana, à medida que aumenta a comercialização e tenta ser lucrativa.