Empresa internacional de tecnologia voltada ao sector petrolifero vai inaugurar centro de performance em Luanda em novembro

Data:

A empresa global de tecnologia SLB anunciou que inaugurará seu Centro de Excelência em Desempenho Integrado (IPX) em Luanda em novembro, durante um workshop pré-conferência da Angola Oil&Gas (AOG).

Definido para atender a todo o ciclo de vida de projetos de petróleo e gás em Angola, o centro facilitará a eficiência da produção enquanto reduz as perdas de produção. Além disso, o centro visa maximizar a recuperação econômica de campos de petróleo e gás bem desenvolvidos em Angola enquanto eleva as habilidades locais e desenvolve um sistema de energia equilibrado.

“Este centro lidará e dará suporte eficaz a operadores e clientes locais [em Luanda], e também na região”, afirmou Rajesh Trivedi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Fluxos de Trabalho de Produção na SLB Europa e África. “Queremos um centro de desempenho colaborativo para abordar e aplicar tecnologia em desafios locais em uma parceria colaborativa.”

Ativa em Angola há mais de 90 anos, a SLB apoia o desenvolvimento de campos, bem como a exploração nas bacias de petróleo e gás do país. A empresa lançou a Plataforma Lumi em setembro passado, que visa integrar aplicações upstream e midstream com um fluxo contínuo de dados de modelos de IA. A plataforma oferece uma solução completa de ciclo de vida integrada com recursos de gerenciamento de dados para capacitar a tomada de decisões orientada por dados para operadores e clientes locais na indústria de petróleo e gás de Angola.

Enquanto isso, a SLB desenvolveu um conjunto de dados abrangente cobrindo 40.000 km2 na Bacia de Kwanza, na costa de Angola. A empresa fundiu 11 conjuntos de dados existentes para criar um pacote de dados singular, melhorando assim o entendimento geológico da área. Isso serve para reduzir o risco da exploração antes da Rodada de Licitações de Angola de 2025 – que será lançada no primeiro trimestre do ano que vem.

De acordo com a Exploration Lead Europe and Africa da SLB, Sugandha Tewari, “Por meio do novo conjunto de dados, agora podemos ver além de diferentes blocos e identificar problemas que podemos encontrar. Geramos dados coerentes, por meio dos quais podemos revisitar nossa compreensão da bacia. Isso nos ajuda a identificar potenciais leads e prospectos em diferentes países e blocos. Nossas pesquisas regionais em 3D nos permitiram interpretar com muito mais confiança.”

Esses dados já deram suporte a grandes projetos. De acordo com o gerente de novos empreendimentos da WesternGeco, Miles Dyton, os dados reprocessados ​​em todo o campo de Golfinho – parte do projeto de águas profundas de Kaminho – deram suporte à TotalEnergies para prosseguir com o desenvolvimento do projeto.

“É importante lembrar que dados antigos não são dados ruins. Novas técnicas podem ser aplicadas aos dados que já temos”, explicou Dyton.

Angola pretende aumentar a produção nacional por meio de várias estratégias, incluindo exploração intensificada e desenvolvimento de campo. Em 2024, o país lançou seus primeiros campos marginais para exploração e espera-se que lance um programa de produção incremental para atrair o reinvestimento em ativos de produção. O conjunto abrangente de dados do SLB e o IPX Center servirão para dar suporte a esses objetivos.

A pré-conferência AOG 2024 acontece hoje em Luanda, servindo como um prelúdio para o programa principal em 2 e 3 de outubro. O programa da pré-conferência apresenta uma série de workshops técnicos e apresentações cobrindo vários aspectos da cadeia de valor de petróleo e gás em Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Valor dos ativos sob gestão da Arábia Saudita ultrapassa USD 250 bilhões

Os ativos sob gestão (AUM) da Arábia Saudita registraram...

Dados apontam que economia cresceu 4,1% no segundo trimestre deste ano

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,1% no segundo...

Grupo chinês prevê investir USD 30 milhões no Perímetro Irrigado do Mucoso, no Cuanza-Norte

O China Zhong Tai Senda Group International prevê investir...