Um centro de processamento de cacau e banana, com capacidade para cinco toneladas/ano, foi inaugurado segunda-feira, no município de Belize, província de Cabinda.
Construído no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PDLCP), o empreendimento está orçado em mais de 15 milhões de kwanzas e visa incentivar os agricultores locais no aumento da produção desses produtos do campo, para sua transformação.
A unidade fabril foi inagurada pela governadora de Cabinda, Suzana de Abreu.
Para o administrador municipal de Belize, Natalício Gomes, com a entrada em funcionamento desta infraestrutura os agricultores de Beliza deixam de perder quantidades consideráveis de cacau em campos agrícolas.
Para o investidor Miguel Gonçalves, o centro vai, também, dedicar-se à formação gratuita dos cacaucultores sobre as técnicas de produção de mudas, poda de plantas, colheita, manuseio das cápsulas, fermentação e secagem das espécies.
Acrescentou que o centro vai igualmente se encarregar no escoamento de cacau seco para Luanda, para ser transformado em chocolate artesanal.
Apesar do potencial para a produção de cacau, Angola ainda não dispõe de capacidade para a sua transformação e elaboração em chocolate industrial.