Governo pretende obter nove mil milhões de kwanzas com a privatização parcial da ENSA

Data:

O governo angolano pretende obter nove mil milhões de kwanzas com a privatização de 30% das acções da ENSA – Seguros de Angola, noticiou hoje a Agência de notícias estatal. A oferta pública de venda das 720 mil ações estará disponível de 24 de Setembro a 25 de Outubro deste ano.

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) está a conduzir o leilão das acções representando o Estado na transacção. As acções, com um valor nominal, unitário de cinco mil (5.000,00) kwanzas, correspondem a 30% do capital social e dos direitos de votos da ENSA .

De acordo com o presidente da Comissão Executiva da Standard Invest, Dinis Mendes, citado pela Angop, o prazo estipulado, de um mês, para a venda das acções é suficiente para atrair investidores, salientando que em apenas dois dias de abertura, já houve notificações de interesse.

“A ENSA é uma empresa sólida que pagou dividendos no ano passado, o que gera confiança no mercado”, disse.

Segundo Dinis Mendes, o processo de compra das acções será simples e acessível, tanto para os investidores nacionais quanto estrangeiros, desde que possuam uma conta bancária em Angola de custódia na BODIVA, a bolsa de valores do país. O investimento mínimo é de seis mil e 499 kwanzas.

Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva da ENSA, Mário Mota Lemos, sublinhou que com a privatização, a empresa terá uma maior participação de investidores privados nas suas decisões estratégicas, com o foco na eficiência operacional e financeira, bem como na inovação para melhor servir o mercado e expandir a base de clientes.

O processo de privatização que faz parte do programa de alienação de activos do Estado, foi anunciado, esta quinta-feira, em Luanda, em conferência de imprensa.

De referir que a instituição foi Fundada a 18 de Fevereiro de 1978, iniciou a sua actividade a 15 de Abril do mesmo ano, com a denominação de Empresa nacional de Seguros e Resseguros de Angola sob forma jurídica de U.E.E, hoje transformada em sociedade anónima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

BNA autoriza nova alteração do limite diário de levantamento nos Multicaixas

A EMIS, empresa gestora da rede Multicaixa, informou recentemente...

Angola projecta academia de cibersegurança

Angola vai contar nos próximos tempos com uma academia...

Libaneses interessados em investir até 250 milhões de dólares em Cabinda

Uma empresa libanesa tem os olhos postos em Cabinda...