Uma empresa libanesa tem os olhos postos em Cabinda e está interessada em investir até 250 milhões de dólares nos sectores da construção civil e saneamento básico. Trata-se da empresa Alamir Lda, cujo director geral manteve um encontro, na terça-feira, com a governadora de Cabinda, Suzana Abreu.
Segundo um comunicado do governo de Cabinda, a que o Ver Angola teve acesso, a audiência entre a governadora provincial e o director geral da empresa libanesa aconteceu a convite da própria governadora.
“A governadora provincial de Cabinda, Suzana Abreu, convidou o empresário libanês Kamal Allao, director geral da empresa Alamir, Lda, para uma audiência na sala de reuniões do governo local. O convite foi parte de uma iniciativa para atrair investimentos e promover o desenvolvimento económico da província”, lê-se na nota.
Foi durante o encontro, que o empresário libanês expressou interesse em investir em Cabida, nomeadamente nas “áreas de construção civil e saneamento básico”.
Na ocasião, o director geral da empresa deixou a garantia de que o “financiamento pode variar entre 100 e 250 milhões de dólares”.
Kamal Allao disse ainda que o arranque o investimento na província depende de “como o dinheiro pode” lá chegar, bem como do que os seus parceiros têm a dizer sobre esse interesse: “O início do nosso investimento em Cabinda está a depender de como o dinheiro pode chegar aqui, e dos nossos parceiros europeus, sul-africanos e chineses, que têm uma palavra a dizer sobre essa nossa intenção”.
O governo provincial destaca ainda que “o empresário libanês actua na área de construção civil na República do Congo Brazzaville há 20 anos, trazendo experiência e know-how que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da província de Cabinda”.