ENSA apresenta plano de privatização a mais de 300 potenciais investidores

Data:

A ENSA – Seguros de Angola S.A. realizou hoje um roadshow no âmbito do seu processo de privatização, reunindo mais de 300 potenciais investidores, presencias e online. O evento proporcionou uma apresentação detalhada do plano de privatização e das oportunidades oferecidas ao mercado.

A privatização será realizada por meio de uma Oferta Pública de Venda (OPV), na qual o Estado angolano, representado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), alienará 720.000 ações, equivalentes a 30% do capital social da ENSA. Cada ação terá um valor nominal de 5.000 kwanzas.

A oferta está aberta a trabalhadores da ENSA, membros dos seus órgãos sociais, e a qualquer pessoa ou entidade com capacidade jurídica, residente ou não em Angola. Serão reservadas 48.000 ações (2% do capital) para os trabalhadores, enquanto 672.000 ações (28%) serão destinadas ao público em geral.

As ações estarão disponíveis para compra entre os dias 24 de Setembro e 25 de Outubro de 2024, com preços que variam entre 6.499,80 Kz e 12.499,80 Kz por ação. O preço final será determinado com base na procura.

A ENSA foi a primeira seguradora fundada após a independência de Angola e, desde então, lidera o mercado segurador, sendo uma das mais sólidas e reputadas empresas do país. Ao longo do tempo, a ENSA tem se destacado por lançar soluções inovadoras de seguro, que atendem às reais necessidades do mercado.

Em 2023, a ENSA alcançou uma quota de mercado de 27%, consolidando-se como a única seguradora angolana no Top 100 das seguradoras africanas (ocupando a 46ª posição). Nesse mesmo ano, a empresa registou um lucro líquido de 528 mil milhões de kwanzas, impulsionado pelos índices económico-financeiros, pela atualização das provisões técnicas e pelo aumento do índice de sinistralidade.

Em 2023, o capital próprio da ENSA atingiu 5.417 mil milhões de kwanzas, representando um aumento de 695 milhões de kwanzas em comparação com o exercício anterior. O retorno sobre o capital próprio (ROE) situou-se em 10%. As provisões técnicas no final do exercício totalizaram 15.089 mil milhões de kwanzas (comparado com 9.672 mil milhões em 2022).

O ativo líquido da companhia alcançou 26.794 mil milhões de kwanzas (frente a 18.343 mil milhões em 2022). O valor pago em indemnizações foi de 3.125 mil milhões de kwanzas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Angola projecta academia de cibersegurança

Angola vai contar nos próximos tempos com uma academia...

Libaneses interessados em investir até 250 milhões de dólares em Cabinda

Uma empresa libanesa tem os olhos postos em Cabinda...

Até 2050 dois terços da população global vai viver em cidades

A Diretora-executiva da ONU-Habitat (United Nations Human Settlements Programme),...