A Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) entrou, recentemente, para a Bolsa de Valores, com a venda de 30 por cento do capital social, correspondente a 12 mil milhões de kwanzas, informou a Comissão de Mercado de Capitais.
De acordo com um documento, trata-se de uma Oferta Pública de Venda de 720 mil acções ordinárias, escriturais e nominativas, representativas de 30 por cento do capital social da ENSA, com o valor nominal unitário de cinco mil kwanzas.
A aprovação do registo da oferta pública de venda da seguradora, para além do prospecto correspondente foi aprovado no dia 6 do mês em curso pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV).
Com isto, a seguradora representa a primeira instituição no sector a realizar a venda de acções com pretensão de admissão à negociação no Mercado de Bolsa gerido pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados (BODIVA).
Segundo o programa divulgado na página da BODIVA, o Standard Bank de Angola (SBA) e o Banco de Fomento Angola (BFA), enquanto Agentes de Intermediação para Assistência, são as entidades responsáveis pela prestação dos serviços de assistência ao Emitente e ao Oferente.
As duas instituições assumem a responsabilidade no âmbito da preparação, lançamento e execução da oferta, nos termos e para os efeitos previstos no Código dos Valores Mobiliários (CôdVM), e de assessoria no processo de admissão à negociação das Acções no Mercado de Bolsa.
A Standard Invest, a BFA Capital e a Áurea – Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários, enquanto Agentes de Intermediação para Colocação, são as entidades responsáveis pela prestação dos serviços de colocação das acções no âmbito da Oferta.