Centro de Ciência de Luanda realiza quarta edição de “Estórias no Imbondeiro”

Data:

No dia 31 de Agosto de 2024, das 18h00 às 19h00, terá lugar a 4ª edição do programa Estórias no Imbondeiro. Esta edição levará ao público cinco novas estórias, nomeadamente, Ombela, a Origem das Chuvas, do escritor angolano Ondjaki, uma recriação com base na tradição ovimbundo, pois “Dizem os mais-velhos que a chuva nasceu da lágrima de Ombela, uma deusa que estava triste”.

A segunda estória, “O Homem e o Monstro”, recolhida em Malanje, fala de um chefe de família que visita os sogros, mas é interpelado no caminho por um monstro que o obrigava a repartir tudo o que recebera dos parentes, como galinhas, cabritos e outros produtos do campo. Este é, por fim, vencido por um anão deficiente.

Seguir-se-á a Águia e o Candimba (coelho), outro conto da tradição ovimbundo, recriada pelo escritor Raúl David, cujo enredo anda à volta de um machado emprestado pelo coelho à águia e, na falta de devolução por esta, só o cágado resolverá a disputa.

Do livro Kilandukilu (divertimento, em quimbundo), recolha do escritor angolano Óscar Ribas, se irá contar a estória O Sapo e o Elefante: narra a disputa da senhora Maria, que tanto o sapo como o elefante pretendiam para esposa. No final, o sapo leva a melhor sobre o elefante através da astúcia.

“O Leão e a Toupeira eram amigos.” Assim começa a última estória, uma fábula da literatura oral de Icolo e Bengo. Esta fábula ensina a comunidade a reflectir antes de tomar uma decisão, como enfrentar as dificuldades e como ficar longe da tristeza.

O Centro de Ciência de Luanda – CCL promove a tradição angolana com “Estórias no Imbondeiro”. No último sábado de cada mês, o CCL convida o público a imergir-se na cultura oral angolana. Pequenos e grandes, sentados à volta do secular imbondeiro, a céu aberto, no quintal do CCL, ouvem estórias da tradição oral angolana, contadas pelo escritor José Luís Mendonça. Logo após a sessão de oratura, o CCL convida o público a assistir a uma projecção vídeomapping transportando-o assim da tradição às novas tecnologias.

Com este programa de divulgação da Oratura, o CCL pretende valorizar a cultura tradicional angolana e o intercâmbio entre gerações. O velho imbondeiro, solidamente instalado no quintal do CCL, frente à Baía de Luanda, já se habituou a acolher um público de diversas faixas etárias, estratos sociais e nacionalidades e aguarda pelos visitantes do dia 31 de Agosto.

As sessões de “Estórias no Imbondeiro” estão abertas ao público de todas as idades. Para reservas, os interessados deverão fazer a inscrição pelo correio electrónico [email protected], presencialmente na recepção do Centro de Ciência de Luanda ou contactar: 934 399 897.

O Centro de Ciência de Luanda, abreviadamente designado por CCL é uma Instituição pública vocacionada à divulgação científica, criado ao abrigo do  Decreto Presidencial n.º 284/21, de 1 de Dezembro, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que tem por missão prosseguir os objectivos da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, adoptada pelo Executivo, mediante a realização de actividades de divulgação ou popularização do conhecimento científico, com o objectivo de elevar a literacia científica e tecnológica, da população, em geral, e das crianças e jovens, em particular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...