A empresa angolana Azule Energy vai melhorar suas capacidades de coleta, integração e análise de dados em sua frota de navios de abastecimento offshore (OSV) por meio de um novo acordo de dois anos com a empresa de software Opsealog, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa.
O acordo abrange inicialmente 28 embarcações de abastecimento offshore (OSVs) no primeiro ano, expandindo para a frota completa da empresa de 33 embarcações em 2025.
O sistema de relatórios eletrônicos Streamlog da Opsealog será usado para digitalizar relatórios de bordo e fornecer dados de rastreamento de embarcações em tempo real, que serão integrados e analisados por meio da plataforma Marinsights para identificar possíveis melhorias na eficiência operacional.
O projeto ajudará a Azule Energy a lidar com desafios como a necessidade frequente de navios se moverem urgentemente entre os três blocos de petróleo diferentes onde operam em Angola. A empresa planeja usar os dados coletados para desenvolver um sistema de alocação de custos por bloco, para otimizar o gerenciamento de desvios de programação de navios.
“Esta parceria com a Azule Energy demonstra como a digitalização é uma base essencial para o progresso em uma ampla gama de aspectos operacionais no setor offshore – incluindo as principais prioridades da indústria de segurança e sustentabilidade”, disse Luis Buezas Jiménez, gerente de negócios internacionais da Opsealog.
“Por meio da coleta e integração de dados aprimoradas, as equipes serão equipadas com insights baseados em dados para melhorar imediatamente a eficiência operacional e reduzir emissões prejudiciais. Estamos orgulhosos de embarcar neste projeto e apoiar as ambições da Azule Energy de entregar desenvolvimento energético responsável para as comunidades de Angola.”