A quinta edição da conferência Angola Oil & Gas (AOG), marcada para os dias 2 e 3 de Outubro em Luanda, tem como foco o aumento da produção petrolífera em Angola. Sendo um evento transformador para o sector energético de Angola e um ponto de encontro crucial para líderes globais da indústria de petróleo e gás, traz este ano novidades que passam por conversas em discursos com líderes nacionais e internacionais do sector, um seminário pré-conferência com especialistas, designadamente cientistas e engenheiros, e um painel dedicado aos negócios em Angola.
Com o tema “Impulsionar a exploração e o desenvolvimento para aumentar a produção em Angola”, a AOG 2024 é a principal plataforma de negociação e colaboração para o futuro energético do país.
Recorde-se que o sector do petróleo e gás é a espinha dorsal da economia angolana, responsável por 34% do PIB, 96% das exportações e 56% da receita fiscal do país. Este sector não apenas cria milhares de empregos, mas também apoia o crescimento económico e está profundamente integrado com quase todos os outros sectores da economia angolana.
Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana e um exportador global de GNL. Com reservas recuperáveis estimadas em 57 mil milhões de barris de petróleo e 27 trilhões de pés cúbicos de gás, além de uma produção diária de 1,073 milhões de barris de petróleo e 2,7 milhões de pés cúbicos de gás associado, o país mantém uma posição estratégica no mercado global de energia.
A AOG 2024 foi concebida para maximizar o potencial do sector de petróleo e gás de Angola, reunindo especialistas e empresas líderes – oriundos de mais de 40 países -, para explorar novas oportunidades de investimento, criar empregos para os angolanos e desbloquear oportunidades para as empresas locais. Este ano, mais de 60 oradores influentes, incluindo empreendedores, investidores, académicos e decisores políticos, vão liderar discussões sobre como promover o crescimento sustentável e de longo prazo em África.
O evento, que contará com a presença de líderes globais como João Lourenço, Presidente de Angola, e Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, do Petróleo e do Gás de Angola, é uma oportunidade única para trazer investimentos, criar empregos, desbloquear novas oportunidades e impulsionar o desenvolvimento sustentável em África.
Além disso, nomes de peso como Omar Farouk Ibrahim, secretário-geral da Organização Africana de Produtores de Petróleo, Nigéria, e Bruno-Jean Itoua, ministro dos Hidrocarbonetos do Congo-Brazzaville, estarão presentes para partilhar a sua visão sobre o futuro do sector. Executivos de renome, incluindo Guido Brusco, COO da ENI, e Mike Sangster, vice-presidente sénior da Africa Total Energies, também contribuirão para o debate.
Entre os líderes globais confirmados para a AOG 2024, destacam-se NJ Ayuk, PCA da Câmara Africana de Energia, Adriano Mongini, PCA da Azule Energy, e Gordon Birrell, vice-presidente executivo de Produção e Operações da BP, que contribuirão com insights valiosos e promoverão novas oportunidades de colaboração no sector.
O QUE HÁ DE NOVO EM 2024
- Sessões ‘Em conversa com’ líderes seniores
- Seminário técnico pré-conferência para engenheiros e cientistas, a realizar dia 1 de Outubro
- Sessão de negócios em Angola
- Painel exclusivo para mulheres
- Sessões técnicas realizadas no piso da exposição
- Visitas ao local pós-conferência
- Sessão de soluções liderada por jovens
- Comemoração do 100º aniversário da TotalEnergies