Homenagear a vida e obra de Agostinho André Mendes de Carvalho, também conhecido como Uanhenga Xitu, reflectindo a cultura e história de Angola através da arte, é o objectivo da exposição que será promovida pela Afrikanizm Art e a Face Studio, no próximo mês de Setembro, em Luanda. A exposição visa celebrar os 100 anos de Uanhenga Xitu, destacado escritor, nacionalista e político angolano, estando as candidaturas abertas a todos os artistas que pretendam juntar-se à homenagem.
O período de submissão das obras de arte tem estado a decorrer durante o mês de Agosto, terminando no próximo dia 29 de Agosto, através do e-mail [email protected].
Serão posteriormente seleccionadas entre 25 a 30 obras que representem a luta e o patriotismo de Agostinho André Mendes de Carvalho, reflictam as tradições e a cultura angolana, demonstrem a influência política e social do homenageado e incluam elementos da vida e obra literária de Uanhenga Xitu.
As obras serão avaliadas com base nos seguintes critérios: Relevância Temática (relação com a vida e obra de Agostinho André Mendes de Carvalho); Originalidade (criatividade e inovação na abordagem artística); Técnica (qualidade técnica e habilidade artística); Impacto Visual (capacidade de captar e envolver o espectador).
A iniciativa prevê a atribuição de prémios de reconhecimento a três artistas seleccionados, por parte da Fundação Uanhenga Xitu, designadamente 700.000 AOA para o primeiro lugar, 200.000 AOA para o segundo lugar e 100.000 AOA para o terceiro lugar.
A exposição comemorativa do centenário de Uanhenga Xitu está prevista realizar-se entre os dias 18 e 28 de Setembro, no Memorial de Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.
“Esta é uma excelente oportunidade para os nossos artistas brilharem e deixarem a sua marca na história da arte angolana, através da celebração da vida e homenagem a uma das grandes figuras do nosso País”, afirma João Boavida, CEO da Afrikanizm Art.