A 2ª edição da Feira de Automóveis, denominada Luanda Expo Car 2024, a decorrer de 11 a 15 de Setembro próximo, na capital angolana, perspectiva criar mais de 300 empregos directos e indirectos, aumentando para mais de 40% o número de postos de trabalho criados na edição de 2023.
Segundo o co-produtor da organização da Expo Car, Ambrósio de Lemos, o aumento do número de postos de trabalho é justificado pelo facto de se ter alargado a área de exposição, estimada em quatro mil metros quadrados, na marginal de Luanda.
Em declarações à imprensa, esta quarta-feira, durante o lançamento do evento, o promotor esclareceu que os empregos a serem criados têm a ver com a montagem de stands, designers gráficos, produtores, entre outros.
Em relação ao volume de negócios, a organização antevê ultrapassar o resultado de um bilião de kwanzas alcançado na edição anterior, com a meta de crescer cerca 35% deste valor, receita maioritariamente a arrecadar com a venda de viaturas durante à feira.
Sob o lema “Mobilidade sustentável para o futuro de Angola”, a feira espera também contar com mais de 25% do número de expositores da edição passada, que alcançou mais de 70 feirantes de diferentes segmentos.
Dados da organização indicam que na primeira edição foram registadas mais de cinco mil visitantes, um número que se prevê aumentar para mais de 70%.
Quanto ao investimento, perspectiva-se, igualmente, que este ano seja acima dos 22% dos 100 milhões de kwanzas investidos em 2023.
A fonte avançou que, durante os cinco dias do evento, as concessionárias e os representantes de marcas de viaturas vão disponibilizar promoções, leilões e apresentar modelos de pagamento para o público, dispondo de produtos que vão de acordo com as necessidades dos clientes.
Segundo Ambrósio de Lemos, com essa feira, pretende-se oferecer uma plataforma de negócios ao sector automotivo em Angola, juntando todos os players, com realce para a banca, seguradoras, concessionárias e representantes oficiais de marcas.
A par disso, prosseguiu, o evento visa criar, igualmente, uma plataforma de desenvolvimento e discussão que possa vender a imagem voltada ao sector automóvel angolano.
Sublinhou que a atracção de players internacionais do sector automotivo também faz parte dos objectivos da Expo.
O lançamento da 2ª edição do Luanda Expo Car 2024 ficou marcado com a assinatura de um protocolo entre a organização do evento e o INAPEM.
De acordo com o administrador do INAPEM, Bráulio Augusto, o objectivo desse protocolo é, por um lado, apoiar a realização do maior evento automotivo do país, bem como incentivar a criar um mosaico saudável para as startups angolanas neste sector.
“Nos juntamos à organização do evento porque entendemos que aqui será mais uma importante oportunidade de levarmos mais perto do nosso público-alvo, que são as micro, pequenas e médias empresas, os vários serviços e soluções que o INAPEM tem estado a desenvolver”, afirmou.
Adiantou que a instituição prevê trazer para o evento os serviços de algumas startups ou empresas emergentes que se encontram ainda numa fase inicial, para poderem apresentar as suas ideias disruptivas e inovadoras, voltadas a este sector tão importante da mobilidade.
Fruto do acordo assinado foi estabelecida a participação de aproximadamente 33 startups de quase todas as províncias do país.
Com a participação de concessionárias, seguradoras, empresas de mobilidade, oficinas mecânicas e representantes de fabricantes de lubrificantes, a maior feira automóvel de Angola pretende fomentar o crescimento da indústria automotiva angolana, incentivando a produção local e promovendo o desenvolvimento de novas parcerias comerciais.
Além disso, o evento oferece uma oportunidade para abordar temas cruciais relacionados à mobilidade urbana sustentável, logística, economia circular na indústria automotiva, ESG no sector automotivo, parcerias público-privadas e o desenvolvimento do talento local.