A embaixada Britânica em Luanda informou recente que, desde 6 de Agosto e até ao mês de Novembro, estão abertas as candidaturas para as Bolsas Chevening do Governo do Reino Unido.
As Bolsas de Estudo Chevening são um programa global de bolsas de estudo do Governo do Reino Unido, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Desenvolvimento Britânico (FCDO) e por organizações parceiras. O foco das bolsas Chevening é permitir que indivíduos com potencial de liderança façam o Mestrado no Reino Unido, garantindo assim que futuros líderes possam aprimorar os seus conhecimentos e compartilhar experiências em benefício do desenvolvimento sustentável do seu país.
“No caso de Angola, contamos com a parceria da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e o grupo empreiteiro do Bloco 31, operada pela Azule Energy. Todas as instituições supracitadas financiam as bolsas Chevening, permitindo assim que mais jovens angolanos possam fazer o Mestrado numa universidade à sua escolha no Reino Unido”, lê-se na nota.
A Azule Energy e seus parceiros do Bloco 31, Sonangol, Equinor e Sinopec têm estado a colaborar na formação de jovens angolanos em parceria com a Embaixada Britânica desde 2018 e até à data já financiaram a formação de 23 jovens Angolanos nas áreas de Ciência Ambiental, Alterações Climáticas, Economia, Finanças, Gestão, Energia, Engenharia, Recursos Humanos, Direito e Boa Governança.
No total, Angola tem 133 Mestres graduados no Reino Unido ao abrigo das bolsas Chevening. Para o ano lectivo de 2025/2026, estão disponíveis a nível global aproximadamente 1.500 bolsas. As bolsas fornecem apoio financeiro completo para os estudantes frequentarem um mestrado de um ano, num curso à sua escolha no Reino Unido ao mesmo tempo que têm acesso a uma ampla gama de experiências académicas, profissionais e culturais exclusivas.