A mina do Luele, localizada na província da Lunda-Sul, produziu 1.8 milhões de quilates de diamantes durante o primeiro semestre deste ano.
A mina , que dista a 25 quilómetros de Catoca, inaugurada em Novembro de 2023, pelo Presidente da República, João Lourenço, emprega actualmente cerca de mil e 800 pessoas.
Em declarações à imprensa, à margem do Workshop de balanço da produção de diamantes, o Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Mineira do Luele, Rómulo Mucase, sublinhou que as previsões apontavam para 1.9 milhões de quilates.
Disse que a produção do período em balanço representa 94 por cento do previsto.
Sem revelar as receitas arrecadas e as previsões para o segundo semestre, o responsável fez saber que os diamantes foram comercializado a 93 dólares por quilate.
Luele é uma mina de depósito kimberlítico e a expectativa é que atinja pouco mais de um milhão de quilates por ano e uma receita bruta de 60 milhões USD, numa primeira fase.
Implantada numa área de 104 hectares, a mina tem uma reserva de 350 milhões de quilates e uma vida útil de 60 anos, ou seja , será explorado até 600 metros de profundidade.
A mina começou a sua prospecção entre os anos 2007/2008 e é considerado o maior projecto diamantífero do país e o terceiro maior kimberlito do mundo.
Caso as previsões se revelam correctas, a produção máxima da mina será superior a 8 milhões de quilates/ano, acima dos mais de 9 milhões gerados em 2023 em todo o país.