A polícia Nacional na província da Lunda-Norte frustrou a saída de 14 mil e 375 litros de combustível, que tinha como destino a República Democrática do Congo (RDC), no âmbito de uma micro-operação em curso na circunscrição.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo técnico do departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia, Alexandre Pereira, realçando que dos 14.375 litros, 9 mil são de gasóleo e 5.375 gasolina.
Disse que o combustível apreendido foi entregue à Administração Geral Tributária (AGT) como fiel depositário.
Por outro lado, fez saber que a operação permitiu a detenção de 757 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), por tentativa de entrada ilegal no território nacional, cujo objectivo era fixar-se nas zonas de exploração de diamantes e atigir a capital do país, Luanda.
Após os procedimentos administrativos, prosseguiu, os imigrantes ilegais, acompanhados de 94 crianças, foram repatriados para o país de origem.
A província da Lunda-Norte partilha uma extensão de 770 quilómetros quadrados de fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), sendo 650 terrestres e 120 fluviais.
A micro-operação em curso desde o inicio deste ano na Lunda-Norte, visa o combate ao contrabando de combustível, imigração ilegal, tráfico de drogas, de seres humanos e exploração ilegal de diamantes.