Tubarões na costa brasileira testam positivo para cocaína

Data:

Tubarões selvagens ao largo da costa do Brasil testaram positivo para cocaína, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas brasileiros, na mais recente investigação que demonstra como o consumo de drogas ilegais por seres humanos está a prejudicar a vida marinha.

A equipa de cientistas dissecou os corpos de 13 tubarãos-bico-fino-brasileiro (Rhizoprionodon lalandii) capturados em redes de pescadores numa praia do Rio de Janeiro. Todos testaram positivo para cocaína, segundo o estudo publicado na revista científica “Science of the Total Environment”

Estudos anteriores já tinham encontrado cocaína em águas de rios, mares e esgotos e vestígios da droga noutras criaturas marinhas, como camarões. Um estudo recente revelou  que níveis elevados de resíduos de cocaína estavam a causar “graves efeitos toxicológicos” em animais como mexilhões, ostras e enguias na Baía de Santos, no estado brasileiro de São Paulo.

No entanto, segundo o novo estudo, a concentração encontrada nos tubarões do Rio de Janeiro era 100 vezes superior à encontrada noutros animais marinhos. 

Não se sabe como é que a cocaína entrou no organismo dos tubarões, mas existem algumas possibilidades. A droga pode ter caído ao mar durante o transbordo ou pode ter sido despejada por contrabandistas que tentavam fugir às autoridades.

A cocaína também pode ter chegado ao mar em descargas de esgotos.De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, o facto de se ter encontrado cocaína no organismo destes tubarões é preocupante, tendo em conta que estes animais fazem parte da dieta brasileira, levantando a possibilidade de que os resíduos de cocaína possam passar dos peixes para os humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Motoristas de táxi por aplicativo reconhecem funções de segurança da Yango

Há três anos em operação em Angola, a Yango...

IMETRO coloca no mercado de trabalho mais de 500 novos licenciados

O Instituto Metropolitano de Angola – IMETRO colocará a...

Brasil celebra Dia da Amazónia com pior seca em décadas e vários incêndios

O Brasil celebra hoje o Dia da Amazónia, numa...

Importação de alimentos em Angola caiu 12,6% no 2.º trimestre de 2024

Segundo os dados disponibilizados pelo Banco Nacional de Angola...