A Tesla relatou uma segunda queda consecutiva nos lucros trimestrais, já que a maior fabricante de carros elétricos do mundo cortou preços em uma tentativa de impulsionar a queda da demanda.
A empresa de Elon Musk disse que os lucros caíram 45% no segundo trimestre do ano para US$ 1,5 bilhão. Isso ocorreu apesar das receitas terem subido ligeiramente, para US$ 25,5 bilhões.
As ações da empresa caíram 4% após os resultados, já que a empresa disse que continua esperando um crescimento “notavelmente menor” neste ano.
A Tesla, a fabricante de automóveis mais valiosa do mundo, reduziu os preços e recorreu a financiamento barato na tentativa de manter as vendas de seus veículos em meio a uma queda maior na demanda por carros elétricos.
As vendas de carros caíram nos últimos dois trimestres, o primeiro declínio consecutivo em mais de uma década.
“Acreditamos que um EV puro é o design de veículo ideal e acabará conquistando os consumidores à medida que os mitos sobre alcance, carregamento e serviço forem desmascarados”, disse a empresa.
Os investidores se animaram com a empresa nas últimas semanas depois que Musk prometeu acelerar o desenvolvimento de seu novo veículo de menor custo e com quedas nas vendas menos severas do que o temido.
Musk também investiu pesadamente em inteligência artificial, promovendo melhorias no software de direção autônoma da empresa e prometendo que os robôs humanoides “Optimus” da Tesla estarão presentes em suas fábricas já no ano que vem.
A empresa disse na terça-feira à noite que o robô Optimus estava a realizar as suas primeiras tarefas, manuseando baterias em uma de suas instalações.
A Tesla deveria revelar um “robotaxi” totalmente autônomo em um evento em agosto, mas Musk confirmou recentemente que o evento havia sido adiado, dizendo que queria fazer mudanças no design do carro.