Já está publicado o relatório e contas da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), referente ao ano de 2023. Durante o período, a instituição dirigida por Paulo Jerónimo, viu os seus activos a crescerem 61,6% para mais de 12,2 mil milhões de kwanzas, segundo constatou a revista Outside.
Segundo o documento consultado, este aumento foi impulsionado principalmente pelos investimentos em activos não correntes, incluindo a compra de um novo edifício (a antiga sede do Banco Economico que terá custado 100 milhões de dólares norte-americanos) e maiores investimentos financeiros.
A 31 de Dezembro de 2023, a ANPG fechou as suas contas com um resultado líquido de pouco mais de 2,4 mil milhões de kwanzas, um aumento significativo em relação ao período homologo de 2022.
Os resultados operacionais aumentaram 37,6%, passando de 87,2 mil milhões Kz para mais de 120 mil milhões de kwanzas em 2023. Este aumento, segundo a Agência, deveu-se essencialmente com o aumento de 21,3% do preço de referência do petróleo bruto, estabelecido no Orçamento Geral do Estado de 2023, face ao preço estabelecido em 2022.
“Os resultados financeiros foram essencialmente impactados pelas transações da moeda estrangeira, onde se constataram perdas decorrentes da actualização cambial. No entanto, as diferenças de câmbio favoráveis, provenientes dos depósitos do Grupo Empreiteiro, das contas a receber referentes ao Fundo de Abandono e ao Estado, foram superiores às desfavoráveis, contribuindo positivamente para os resultados financeiros”, atesta o documento publicado no site da instituição.