O Banco Nacional de Angola (BNA), regulador do sistema financeiro nacional, acaba de divulgar o relatório do primeiro trimestre do presente ano, tendo sido classificado com o Banco de Fomento Angola (BFA) como o campeão das reclamações 2205, lê-se no documento publicado.
O documento espelha que no BFA, as insatisfações dos clientes estão relacionadas com os cartões de débito, caixas automáticas/TPA e também as contas ordenado.
Da actualização divulgada pelo BNA, o Banco Angolano de Investimentos (BAI), ficou 1565 reclamações, ao passo que na terceira posição dos bancos mais reclamados no primeiro trimestre está o Standard Bank Angola, com 1176 reclamações dos seus clientes.Dos 11 bancos sistémicos, o Banco Nacional de Angola recebeu um total de 6896 reclamações, destes, o Banco Keve é o melhor está bem junto dos seus clientes, com 26 reclamações.
Quanto aos 9 bancos não sistémicos do sistema financeiro nacional, o campeão é o Banco Valor da família Madaleno, com 229 declamações, seguido pelo Banco Yeto. O mesmo reclamado entre os não sistémicos é Access Bank Angola, instituição que tem estado a lutar para ser o banco com a imagem bem cotada internacionalmente.
No cômputo geral, o Sistema Financeiro Angolano (SFA) recepcionou um total de 16 548 reclamações, numa média de 5 516 processos por mês, um aumento de mais de 105% se comparado com o trimestre anterior.