Vinte e oito assistentes técnicos comunais de Moçâmedes, província do Namibe, participaram, quinta-feira, do seminário sobre a recolha de dados do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), programado para 19 Setembro próximo.
Na ocasião, a administradora municipal adjunta de Moçâmedes, Nelsandra Cunha, encorajou os assistentes a exercerem a actividade com responsabilidade, tendo em conta a importância do Censo na definição de políticas públicas, que influenciam positivamente na vida da população.
A responsável ressaltou que a formação dos assistentes técnicos constitui uma das etapas mais importantes, uma vez que fornece técnicas e conhecimentos que possam facilitar o trabalho que começa em breve.
Já o formador Silvestre Hach deu a conhecer que o seminário visou dotar os assistentes de ferramentas necessárias para a realização exitosa do Censo.
Disse que foram debatidos temas como “Noções gerais do Censo”, “Competências dos grupos técnicos”, “Estratégias de campo”, “Procedimentos para recolha de dados” e “Mobilização e publicidade”.
Os participantes no seminário mostraram-se satisfeitos com a iniciativa e afirmaram que as instruções recebidas foram assimiladas e serão aplicadas no momento censitário.