O Governo da Província de Luanda (GPL) apresentou, esta terça-feira, o estudo preliminar para a materialização da ideia de implementação de um sistema de transporte aéreo que pretende auxiliar na mobilidade no casco urbano e arredores.
O estudo apresentado, em Luanda, concluiu que é possível a implementação do sistema de teleférico na capital do país, com vista a oferecer uma nova solução na mobilidade urbana desta província, que conta com mais de dez milhões de habitantes.
O estudo, desenvolvido há mais de seis meses pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), em parceria com as empresas Casais Angola e a austríaca Doppelmayr, perspectiva o funcionamento efectivo do teleférico no primeiro trimestre de 2027, caso seja aprovado dentro do tempo desejado.
Em declarações à imprensa, o consultor do projecto, Pedro Carvalho, avançou que o teleférico contempla, inicialmente, duas rotas, sendo a primeira Bungo/Largo das Escolas, com passagem pelo São Paulo e a Cidadela, enquanto a segunda obedecerá o trajecto Largo das Escolas/Prenda.
Avançou que se prevê transportar, nos dois sentidos, oito mil passageiros por hora, levando 20 pessoas por cabine, num sistema de teleférico equivalente a 150 autocarros.
Em relação as vantagens, destacou que vai conferir maior rapidez no trajecto e traz uma solução a favor do ambiente, por fazer recurso à energia eléctrica, além de impulsionar o desenvolvimento e promover a inclusão social.
A propósito, o governador provincial de Luanda, Manuel Homem, considerou que mais do que um alinhamento de infra-estrutura moderna, inovadora a nível do ambiente, será um reforço na mobilidade urbana da cidade.
Fez saber que a proposta inicial era a criação de uma linha de teleférico turístico apenas, mas com o aprofundamento dos estudos, identificou-se a possibilidade de se fazer uma solução de transporte para contribuir na melhoria na mobilidade de Luanda.
Nos estudos iniciais, referiu, chama a atenção a mudança drástica na transportação e na mobilidade de passageiros no interior do perímetro em que se vai instalar a infra-estrutura.
A apresentação do estudo para a implementação do teleférico enquadra-se nas acções para a garantia de melhores condições de transporte e mobilidade urbana na província de Luanda.
Por via disso, o GPL realizou um encontro com os representantes das empresas Casais Angola e Doppelmayr, para apresentar os primeiros resultados dos estudos para implementação de um sistema de teleférico na capital do país.
Um teleférico é uma cabine que, suspensa por cabos, carrega pessoas ou mercadorias de um local para outro.