Credito à economia sobe em mais 256,8 mil milhões Kz em Maio

Data:

O stock de crédito à economia, nos primeiros cinco meses do presente ano, fixou-se em 4,8 biliões de kwanzas em Maio, um aumento de 256,8 mil milhões Kz nos primeiros cinco meses de 2023, segundo dados mais recentes do Banco Nacional de Angola (BNA).

Durante o período homólogo, o banco central, o crédito bruto ao sector não financeiro cifrou-se em 6,7 biliões de kwanzas, tendo registado um aumento de cerca de 1,5 biliões (28,6%), sendo que 89,4% representava o endividamento do sector privado, com destaque para as empresas (privadas e particulares) e 10,6% foi a dívida contraída pelo sector público (administração pública e empresas públicas).

O endividamento do sector público não financeiro totalizou segundo o órgão regulador do sistema financeiro nacional, 704,6 mil milhões Kz, sendo que 53,4% referentes à administração pública e 46,6% às empresas públicas.

Se comparado com o período homólogo, houve um crescimento de 207,3 mil milhões de kwanzas (41,7%).

O BNA diz ainda no documento consultado pela revista Outside, que o endividamento do sector privado registou um aumento de 1,37 biliões de kwanzas, ao passar de 4,68 biliões Kz EM Maio de 2023, para 5,95 milhões de kwanzas em Maio de 2024.

Durante o período em causa, o endividamento das empresas privadas não financeiras foi correspondente a 4,55 biliões de kwanzas, com aumento de 854,62 mil milhões Kz, ao passo que o endividamento a particulares fixou-se em 1,40 biliões de kwanzas, com aumento de 417,69 mil milhões de kwanzas.

Até passo mês de Maio de 2024, o crédito bruto direcionado ao Sector Real da Economia totalizou 1,30 biliões de kwanzas, um crescimento de 41,20 mil milhões Kz (3,27%) em relação ao período correspondente ao ano anterior.

O Banco Nacional de Angola, revela que tal crescimento foi impulsionado significativamente pelo reforço do subsector de Indústrias Extractivas, que registou um incremento de recursos de cerca de 97,52 mil milhões Kz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...