Mussunda N’Zombo apresenta “Mujimbos” no Festival Cultural Internacional do Goethe-Institut

Data:

No primeiro dia do festival cultural do Goethe-Institut Angola, Mussunda N’Zombo apresenta a performance “Mujimbos”. Com esta obra, o artista angolano questiona o próprio mote do certame, “O Futuro já era”, e reflecte sobre a arquitectura de Luanda. “Mujimbos” sobe ao palco do Cine São Paulo no sábado, 15 de Junho, às 18h30m.

Mussunda N’Zombo é um dos artistas angolanos convidados para o festival cultural Internacional do Goethe-Institut Angola com a coordenação de Ngoi Salucombo e Produção de Irene Amosi organizam de 15 de Junho a 28 de Julho, para assinalar os 15 anos da instituição em Angola. No dia que dá arranque a seis semanas de intensa actividade cultural internacional em Luanda, Mussunda N’Zombo apresenta a mais recente performance, “Mujimbos”.

Nesta obra, o artista performativo confronta os mujimbos de vozes internas e externas, e reflete se realmente o “O Futuro já era”. “O futuro realmente já passou por aqui?”, interroga-se. 

“Mujimbos” integra também elementos de uma investigação arquitectónica que o artista realizou em bairros periurbanos de Luanda, como Fubu, Dangeroux ou Xabá, e em guetos dentro de bairros urbanos como a Maianga ou a Samba. Como explica, esta performance levou-o “ao encontro dessas comunidades, para ver como vivem as pessoas, o estilo das construções em que habitam e que partilham com os vizinhos”.

Como resultado, em “Mujimbos”, Mussunda N’Zombo propõe “um novo formato, no sentido criativo, que poderá ser uma construção, uma casa do futuro”. Para esta instalação, contou com a colaboração do artista e escultor Samu Arte e de Prudência Nayola, na direcção de arte de design interior. 

Mussunda N’zombo, o visionário conceituado arquitecto e cientista futurista, depois de fazer um árduo, exaustivo, exclusivo estudo de pesquisa e investigação arquitectónica da cidade de Luanda de ontem, hoje e amanhã em colaboração com o LEA (Laboratório de Engenharia Avançada) vem apresentar no seu recente projecto/trabalho, soluções de arquitectura e construção para o futuro.

Com um estilo ousado, irreverente e criativo, Mussunda N’Zombo encarna de novo estes personagens em “Mujimbos” e leva-os ao limite com uma fusão linguística. O festival conta com a participação de mais de 70 artistas de Angola, Alemanha e Côte D’Ivoire.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...

Segunda  edição de TechInsight debate inovação e blockchain no sector financeiro angolano

A segunda edição do ciclo de conferências TechInsight analisa,...

ENSA bate recorde e consolida liderança

Seguradora assinala 100 mil milhões de kwanzas em prémios...