O administrador Executivo da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), Odair Costa, revelou que a bolsa oferece aos investidores opções de negócios mais robustos e seguros.
Odair Costa fez o apelo pela necessidade das empresas nacionais associarem-se ao mercado da bolsa, durante um workshop sobre “Mercado de capitais: financiamento e investimento” que aconteceu nesta quinta-feira, em Menongue, no Cuando Cubango.
No encontro, Odair Costa esclareceu as formas de acesso ao mercado, quando atribuiu à não adesão massiva de empresas nacionais à bolsa a falta de cultura “que deve ser desmistificada, porque não faz sentido nesta época da economia de mercado” os empresários viverem com uma cultura padrão, que limita o investimento nos serviços de negociações de valores mobiliários.
Para o êxito do processo de crescimento económico, apontou, é necessário que as empresas angolanas estejam cada vez mais organizadas para enfrentar os futuros desafios da economia digital, onde a aposta dos serviços de valores mobiliários, têm permitido um maior desenvolvimento das economias mundiais que incluem alguns países africanos.
“Temos que ter uma mentalidade mais evolutiva, como noutros países, onde os mercados capitais são muito desenvolvidos, permitindo que as empresas continuem a admitir novos sócios para se manterem vibrantes com capacidade de enfrentar desafios futuros de investimento”, disse.