A cidade de Saurino, capital da Lunda- Sul acolhe nos dias 6 e 7 do presente mês o VII encontro nacional de tesouraria, uma iniciativa do Banco Nacional de Angola (BNA), lê-se numa nota da instituição consultada pela revista Outside.
O evento que decorre duas vezes por ano, vai abordar a banca nacional, os parceiros nacionais e estrangeiros, bem como temas ligados à circulação monetária, modernização da gestão do numerário, resiliência na gestão de tesouraria e a automatização dos processos para uma tesouraria mais sustentável.
A nota do órgão regulador do sistema financeiro angolano avança que além dos temas já avançados, serão também analisadas as boas práticas adoptadas pelos Bancos Centrais congéneres, no âmbito da gestão do meio circulante, com destaque para o Banco de Portugal, Banco Central do Brasil e Banco de Moçambique, face ao contexto dos sistemas financeiros em que estão inseridos.
“Estão previstas análise de casos de estudo de empresas do sector, com sentido de uniformizar princípios, políticas, procedimentos e acções que preservem a vida útil das notas e moedas metálicas, para satisfazer a demanda da sociedade”, avança a instituição dirigida por Manuel Tiago Dias.
Do evento, participam, membros do Comité Executivo e do Corpo Directivo do Banco Nacional de Angola, representantes de Bancos Centrais, bancos comerciais, empresas fabricantes de notas e moedas metálicas e de fornecimento de equipamento de tratamento do meio circulante.