A Standard Gestão de Activos, entidade detida pelo Grupo Standard Bank, teve o seu Fundo de Rendimento, ‘Standard Rendimento – Fundo Especial de Investimento em Valores Mobiliários Fechado’, admitido à negociação no Mercado de Bolsa de Unidades de Participação (MBUP), num evento realizado hoje, 31 de Maio, nas instalações da Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA).
Em parceria com o Standard Bank de Angola, S.A., com a Áurea – Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários, S.A., e com a Lwei Mansa Musa Brokers – Sociedade Corretora de Valores Mobiliários, S.A., foi possível captar um montante global de Kz 8.186.950.000,00, correspondente a 163.739 unidades de participação do referido Fundo.
As 163 739 unidades de participação foram formalmente admitidas à negociação pela BODIVA no MBUP, traduzindo-se no corolário da operação iniciada a 09 de Janeiro de 2024.
“É mais um desafio superado e uma grande conquista para a SGA, ter o primeiro fundo de investimento sob gestão admitido à negociação em Bolsa. A partir de hoje, tratando-se de um Fundo Fechado, os subscritores terão maior flexibilidade, na medida em que não precisarão de esperar pela maturidade do Fundo para venderem as suas unidades de participação, conferindo assim liquidez ao instrumento. Este marco constitui o reforço do nosso compromisso em tornarmo-nos efectivos enquanto ‘GPS’ dos investimentos em África, democratizando o acesso de todos os angolanos às melhores oportunidades de investimento”, afirma António Catana, CEO da Standard Gestão de Activos.
Os 125 participantes do Standard Rendimento têm agora a oportunidade de concretizar as mais-valias, transaccionando em mercado secundário as suas unidades de participação. Simultaneamente, os investidores – não participantes do Fundo – terão a possibilidade de comprar as unidades de participação do Standard Rendimento.
O mercado (BODIVA) ganha mais um instrumento, o MBUP é novamente activado e os investidores dispõem agora de mais uma opção de investimento em Bolsa, confirmando o compromisso da SGA com a construção de uma oferta diversificada de instrumentos disponíveis no Mercado de Capitais de Angola.