Com a finalidade de aumentar o número de camas, de 250 para 350, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por contratação simplificada, uma despesa no valor de seis mil milhões de kwanza (mais de sete milhões de dólares norte-americanos) para reabilitação e ampliação do Hospital do Prenda, em Luanda, soube a revista Outside.
Deste valor, cinco mil milhões e 700 milhões de kwanzas são para a empreitada de requalificação do hospital em referência, ao passo que os 300 milhões Kz é para os serviços de fiscalização.
À ministra da saúde é delegada a competência, com a competência de subdelegar, para aprovação das peças do procedimento, a verificação de validade e legalidade dos actos praticados no âmbito do referido procedimento, incluindo a celebração, a assinatura do contrato.
Ao Ministério das Finanças deve assegurar os recursos financeiros necessários à implementação do referido contrato. As dúvidas e omissões resultantes da interpretação e aplicação do presente despacho Presidencial n.º 117/24 de 21 de Maio, são resolvidas pelo Presidente da República.
Em Outubro de 2023, o Presidente João Lourenço, realizou uma visita ao Hospital do Prenda, em Luanda, para se inteirar do grau de funcionamento daquela unidade de saúde.
Na altura, o hospital beneficiava de trabalhos de reabilitação que arrancaram em 2022, com o que já se pensava vir aumentar o número de atendimento e melhorar a qualidade dos serviços.