Taxa de desemprego em Portugal será 6,5% em 2024, prevê Comissão Europeia

Data:

A Comissão Europeia prevê que a taxa de desemprego em Portugal se mantenha em 6,5% este ano, num contexto de crescimento tanto da oferta de trabalho como do emprego.

O executivo comunitário mantém, face às previsões de Outono, a taxa de desemprego de 6,5% em 2024 e 6,4% em 2025, o que compara com a taxa de 6,7% e de 6,5%, respectivamente, projectada pelo Governo português no Programa de Estabilidade. Bruxelas assinala, na análise à economia portuguesa, que «a taxa de desemprego aumentou de 6,2% em 2022 para 6,5% em 2023, num contexto de forte crescimento tanto da oferta de trabalho como do emprego».

Recordando que, de acordo com o inquérito às forças de trabalho, o crescimento do emprego permaneceu robusto também nos primeiros meses de 2024, mas o desemprego aumentou ligeiramente juntamente com o aumento da oferta de trabalho.

«Os dados mostram um aumento substancial da população em idade activa no início de 2024, o que é explicado pelos fluxos migratórios positivos», refere.

O executivo comunitário acredita que o desemprego irá diminuir ligeiramente nos próximos meses, uma vez que a criação de emprego deverá absorver gradualmente o aumento da oferta de trabalho.

Destaca ainda que, uma vez que alguns sectores da economia continuam a registar «condições de contratação restritivas», os salários deverão crescer ligeiramente mais rápido do que a inflação, apoiados também por margens de lucro sólidas no sector corporativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...

Reação às novas sanções. Isabel dos Santos diz que vai desmascarar o governo

A empresária Isabel dos Santos reagiu às sanções aplicadas...