A tão esperada 10ª edição do Africa Magic Viewers Choice Awards – AMVCAs chegou ao fim após um evento de dois dias emocionante e repleto de estrelas. A edição deste ano decorreu nos dias 10 e 11 de Maio de 2024, com uma série de eventos, com destaque para o Dia dos Jovens Cineastas, a celebração do Dia Cultural e o principal, a noite de prémios.
Estes eventos viram a indústria cinematográfica e televisiva africana reunir-se para homenagear o talento e a criatividade excepcionais na indústria. De performances emocionantes a narrativas cativantes, os prémios mostraram verdadeiramente o melhor do cinema africano.
A noite de premiação foi apresentada pelo apresentador IK Osakioduwa, e contou com a presença de personalidades notáveis da indústria, incluindo, Richard Mofe Damijo, Joke Silva, Kehinde Bankole, Wale Ojo, Funke Akindele, Ireti Doyle, Shaffy Bello, Esther Idowu Philips AKA Iya Rainbow, Femi Adebayo, Odunlade Adekola, Tobi Bakre, Layi Wasabi, Toyin Lawani e outros.
Comentando sobre a sua décima edição, Busola Tejumola, Directora Executiva de Conteúdo e Canais da África Ocidental da MultiChoice, disse que “O Africa Magic Viewers Choice Awards foi criado para homenagear realizações excepcionais na televisão e no cinema em todo o continente e estamos entusiasmados por termos sido capazes de manter a chama f acesa ao longo de 10 edições. Ano após ano, temos recebido inúmeras inscrições e podemos atestar o crescimento na qualidade das submissões a cada edição.
Embora a edição deste ano seja um marco por ser a 10ª, é também um testemunho do crescimento que a indústria cinematográfica em África tem experimentado. Parabenizamos todos os vencedores e nomeados que fizeram um trabalho incrível. Também gostaríamos de agradecer a todos na indústria cinematográfica africana. Todos vocês deixaram-nos orgulhosos”.
A edição deste ano teve 28 categorias, com 17 sem direito a voto e 9 com voto do público, e os vencedores foram seleccionados por um júri liderado pelo cineasta e jurado principal, Femi Odugbemi, que já esteve em Angola por diversas vezes.
Alguns dos destaques da premiação incluíram Breath of Life e as suas cinco victórias da noite, incluindo Melhor Filme, Wale Ojo como Melhor Actor Principal pelo seu papel no filme, Demola Adedoyin e Genoveva Umeh como Melhor Actor e Actriz Secundário e BB Sasore como Melhor Realizador. Kehinde Bankole conquistou o prémio de Melhor Actiz Principal, sendo a segunda vez que ela ganha esse prémio, depois da victória em 2015 pelo seu papel a 1 de Outubro.
Os espectadores também experimentaram uma performance nostálgica de Awilo Longomba.
Esther Idowu Philips AKA Iya Rainbow e Richard Mofe-Damijo foram os destinatários do Prémio de Mérito da Indústria deste ano e Chimezie Imo foi a vencedora do prémio Trailblazer deste ano.
Ao longo dos últimos 10 anos, os AMVCAs reconheceram o talento, celebraram a arte e fomentaram diferentes ofícios. A premiação não só se tornou um ponto focal na representação das inúmeras histórias da vasta diversidade da África – abrangendo mais de 3.000 tribos e uma população superior a 1 bilhão – mas também causou um impacto económico significativo no país organizador, a Nigéria. Com um investimento de 9 bilhões de Naira, criou mais de 3.000 empregos diretos e indiretos todos os anos em que a premiação foi realizada, atingindo um total estimado de 30.000 empregos ao longo de todas as suas edições.
Lista completa dos vencedores:
Melhor Filme em Língua Indígena (África Ocidental): Femi Adebayo – Jagun Jagun
Melhor Língua Indígena (África Oriental): Wandongwa
Melhor Língua Indígena (África do Sul): Motshameko O Kotsi
Melhor Maquiagem: Campbell Precious Arebamen (Mami Wata)
Melhor Direção de Arte: Abisola Omolade (Over The Bridge)
Melhor Figurino: Lola Awe (Jagun Jagun: O Guerreiro)
Melhor Filme: Funmilayo Ransome-Kuti (Tunde Babalola)
Melhor Roteiro de Série de TV: Volume (Mona Ombogo)
Melhor Design de Som: Grey Jones Ossai (Vaso Sanguíneo)
Melhor Edição: António Ribeiro (The Black Book)
Melhor Fotografia: Over The Bridge (IKC)
Melhor M-NET Indígena Original: Irora Iya
Melhor Curta-Metragem: Broken Mask (Kagho Idhebor)
Melhor Original M-NET Sem Script: Nwuyee Bekee (Esposas Estrangeiras)
Melhor Script M-NET Original: Slum King (Chinenye Nworah)
Melhor Série com Roteiro: Itura
Melhor Atriz Coadjuvante: Genoveva Umeh (Sopro de Vida)
Melhor Ator Coadjuvante: Ademola Adedoyin (Sopro de Vida)
Melhor Atriz Principal: Kehinde Bankole (Adire)
Melhor Ator Principal: Wale Ojo (Breath of Life)
Melhor Filme Multichoice Talent Factory: Seu Passado Sombrio
Melhor Série (Sem Roteiro): GH Queens 2ª Temporada
Melhor Realizador: Bibi Sasore (Sopro de Vida)
Melhor Filme: Sopro de Vida
Prémio de Mérito da Indústria: Idowu Phillip (Iya Rainbow)
Prémio de Mérito Industrial: Richard Mofe Damijo
Melhor Conteúdo Digital: Layi Wasabi
Melhor Documentário: Lobola