O Banco Nacional de Angola (BNA), reunindo nesta sexta-feira, 17, o seu Comité de Política Monetária (CPM), decidiu acelerar a taxa de juros de 19 para 19,5% e projecta uma taxa de inflação de 23,4% para o presente ano, aferiu à Revista Outside.
A decisão do órgão regulador do sistema financeiro angolano, surgiu no final da 117.ª secção ordinária do Comité de Política Monetária, tendo a seguir decidido manter a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez para 18,5%
O BNA, decidiu aumentar a taxa de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez de 19,5% para 20,5%. Por outra, o CPM, aumentou o coeficiente das reservas obrigatórias, em moeda nacional, de 20% para 21%.
Nas suas mais recentes projecções, divulgadas no mês de Abril deste ano, o Fundo Monetário Internacional prevê para 2024 um crescimento do PIB mundial de 3,2%, igual ao observado em 2023. A taxa de inflação deverá baixar, passando de 6,8% em 2023 para 5,9% em 2024.
Apesar da redução esperada para a taxa de inflação mundial, os bancos centrais mostram-se cautelosos quanto à inversão do curso da política monetária, devido à resiliência demonstrada por algumas economias e aos factores geopolíticos.
No mercado das commodities energéticas, o preço médio do petróleo subiu nos meses de Março e Abril, face às expectativas de uma menor oferta, resultante do agravamento dos conflitos geopolíticos.