Com objectivo de sustentáveis ODS’S, a Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), anunciou o aumento da carteira de projectos de desenvolvimento de apoio ao PND (2023-2027), um valor que irá estender-se em 757 milhões de dólares norte-americanos, anunciou esta terça-feira, 15, a directora regional para África Austral, Audrey Rojkoff, no encontro que manteve com o Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme.
Segundo a Directora da AFD para Angola, Valerie Tehio, 37,7% desses valores estão destinados à água, 26,9% para Energia, 18,8% para os transportes, 10,9% para agricultura e 5,3% para formação profissional.
Entre os projectos financiados estão o Projecto de Apoio à formação Profissional Rural com o fortalecimento dos Instituto Técnico Agrário (ITA), que conta com 39,7 milhões Euros, o projeto Mukafé, de apoio ao desenvolvimento da cadeia de valor do café com 9 Milhões de Euros e no sector social está a Escola Desportiva Formigas do Cazenga que recebeu um apoio de um milhão de Euros. Nas águas e saneamento estão dois projectos e mais um para a preservação dos recursos naturais com um total de 283 milhões de Euros.
O sector da Energia também está a beneficiar com 141 milhões de Euros através do projecto ESIAP, dedicados à infra-estruturas energéticas. Fazem igualmente parte da certeira de Projecto de Desenvolvimento Agrícola, PDAC, com 79 milhões de Euros.
Valerie Tehio, anunciou que o programa aberto de apoio ao empreendedorismo e à inovação em Angola, tem prestado suporte ao projecto Kubanga com um milhão de Euros. Dos 757 milhões disponíveis, 555 milhões estão por desembolsar, dos quais 16 milhões é doação.
No encontro, o ministro Víctor Hugo Guilherme, apontou a pesquisa e a investigação no domínio da produção agrícola e pecuária, laboratórios e o fomento do crédito agrícola para que se possa potenciar as capacidades da juventude e do sector produtivo privado.