A startup angolana “ANDA” venceu a 13ª edição do Congresso Anual de Investimento Global de Abu Dhabi, uma das principais plataformas de investimento mundial, que decorreu de 7 a 9 de Maio, nos Emirados Árabes Unidos, soube-se esta quinta-feira.
A ANDA sagrou-se vencedora da competição que reuniu 50 unicórnios (startups que valem mais de um bilião) no evento em que estiveram envolvidos 175 países e mais de 12 mil participantes, segundo uma nota de imprensa do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
Com esta conquista, a ANDA ganhou um bilhete de passagem para participar do evento denominado “Dia de Demonstração” (Xmatch Demo Day), previsto para 24 de Novembro deste ano, no Cairo, Egipto.
De acordo com o documento, esta nomeação resulta de um trabalho que o INAPEM e os seus parceiros têm desenvolvido em prol do fomento do ecossistema de inovação e empreendedorismo em Angola, capitalizando todas as iniciativas que concorram para o crescimento e expansão de projectos semelhantes no país.
Em Abril último, 20 Startups angolanas participaram de um concurso (pitch) via zoom, em Luanda, que visou apreciar o melhor projecto com potencial de escalar o Congresso Anual de Investimento Global de Abu Dhabi.
A conquista da ANDA, que contou com o apoio institucional e material do INAPEM e da Acelera Angola, exige cada vez mais a empresa trilhar um extenso caminho da auto-afirmação regional do ecossistema angolano de inovação e empreendedorismo.
A startup ANDA é um dos emergentes projectos do ecossistema angolano, criada para transformar a mobilidade urbana em Angola, através de transportes de mototáxis licenciados, cujo serviço destaca-se pela aplicação de um modelo tecnológico inovador.