Afentra compra 12% da participação da Azule Energy no Bloco 3/05

Data:

A petrolífera britânica Afentra, acabou finalmente de adquirir os 12% da participação que a Azule Energy detinha no Bloco 3/05, operado pela petrolífera estatal Sonangol, soube à Revista Outside através de um decreto assinado por Diamantino Pedro Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.


Com esta concessão, o Grupo Empreiteiro do Bloco 3/05, passa ter a seguinte composição: Sonangol (36%), a Afentra Angola Limited, agora com 30%, Maurel & Prom Angola (20%), a Etu Energias (10%) e Nis-Naftagas, Limited, com 4% das acções.


Num outro documento, a Afentra, comprou igualmente outros 16% que estavam nas mãos da Azule Energy, no Bloco 3/05-A, lê-se ainda no decreto Executivo n.º 82/24 de 23 de Abril.
Após esta aquisição, a Afentra passa a ser o terceiro maior explorador do Bloco 3/05-A, com 21% das acções, um bloco que tem a Sonangol Pesquisa & Produção, como maioritário, com 33,33%, seguido pala Maurel & Prom Angola, com 26,68%.


O negócio agora conseguido, recebeu o sinal verde do Governo angolano em Novembro do ano passado, para prosseguir com a compra de participações nos Blocos 3/05 e 23, operados pela pública Sonangol.


Nos decretos executivos n.º 233/23 e 234/23, ambos de 7 de Novembro, o Presidente da República autorizou a cessão de um total de 54% do interesse participativo da Sonangol à Afentra Angola Limited, sendo 40% no bloco 23 e 14% no 3/05.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

BPC tem a venda do euro mais cara

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) fechou a...

BAD vai ajudar Angola a criar um banco de empreendedorismo juvenil

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) manifestou...

Pequenas e médias empresas representam quase 100% do tecido empresarial do país

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME’s) representam um...

Zona Económica Especial teve lucro de 18,2 mil milhões Kz em 2023

A Zona Económica Especial (ZEE) encerrou o exercício económico...