Renovado contrato de gestão do Terminal do Porto de Luanda com a UNICARGAS

Data:

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a prorrogação a favor da UNICARGAS – Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas, S.A., para mais 20 anos, a gestão e exploração do Terminal Polivalente do Porto de Luanda, lê-se num decreto presidencial a que à Revista Outside teve acesso. Por sua vez, a entidade gestora, efectuou uma parceria com a Abu Dhabi Ports.


O êxito do negócio, no documento, o Presidente da República, delegou competências ao ministro dos Transportes, com a faculdade de subdelegar, para, em representação ao Estado angolano, assinar o referido contrato e praticar todos os actos inerentes ao processo.


Segundo apurou esta revista, o negócio entre UNICARGAS -, Ministério dos Transportes e a Abu Dhabi Ports, foi intermediado pela Eaglestone, na qualidade de consultor financeiro.


O grupo empresarial ADP-Abu Dhabi Ports, dos Emirados Árabes Unidos, vai investir 251 milhões de dólares norte-americanos na modernização do Terminal Polivalente do Porto de Luanda, para impulsionar o desenvolvimento do negócio logístico em Angola, anunciou esta terça-feira, 23, o ministro dos Transportes Ricardo Viegas DAbreu. Na ocasião, o titular da pasta dos Transportes assegurou que o investimento árabe poderá atingir os 410 milhões de dólares ao longo do prazo da exploração, algo que será determinado pela procura do mercado, uma vez que a sua localização propicia a captação de investimento para o crescimento previsto nos volumes de contentores do país, estimados a uma taxa média anual de 3,3 por cento durante a próxima década.

De acordo com o dirigente, o terminal, com uma área de mais de 80 mil metros quadrados, é a principal porta de entrada marítima no país e desempenha um papel importante na economia angolana, movimentando mais de 76% do volume de contentores e de carga geral de Angola. Ricardo DAbreu considerou, por outro lado, o Porto de Luanda como um dos principais centros de transbordo para à África Centro-Oeste, permitindo o acesso do comércio marítimo a alguns países do continente sem litoral, nomeadamente a República Democrática do Congo e a Zâmbia.


A Abu Dhabi Ports, filial do AD Ports Group, opera em 10 portos e terminais nos Emirados Árabes Unidos, está posicionada na fronteira do comércio global, gerindo cadeias de valor logístico globais de classe mundial, que impulsionam a excelência operacional através do aproveitamento de tecnologias digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados