Preço do gasóleo sobe oficialmente para 200 kwanzas

Data:

O preço do litro de gasóleo passa a partir de hoje a ser comercializado a 200 kwanzas, lê-se num comunicado do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, assinando pelo director do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP).

Antes da actualização dos novos preços a serem praticados em todo o território nacional, o litro do gasóleo custava 135 kwanzas.

No documento em posse da Revista Outside, Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, indica que o preço dos demais produtos, em regime de preços fixos, com destaque para a gasolina, petróleo iluminante e gás butano, mantem-se inalterados.

O regulador avança que a subida do preço do gasóleo enquadra-se no âmbito do processo de ajustamento gradual dos preços dos produtos derivados do petróleo do Executivo, que deliberou o ajuste até 2025 desses produtos, para os níveis de mercado, segundo o mecanismo de ajustamento flexível e paridade de importação ou exportação, aprovado por Decreto presidencial.

A medida não é nova, aliás, o próprio Orçamento Geral de Estado para 2024 já deixava claro antes da sua provação de que os preços dos combustíveis e da electricidade iriam aumentar no presente ano. Apesar desse aumento de preços, contrariamente ao que faz o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Governo é demasiado optimista ao antever uma inflação no final do ano de apenas 15,3% no final de 2024.

Em 2023, o Presidente da República, João Lourenço, já tinha deixado o aviso no discurso à Nação de que iria manter o processo de remoção da subsidiação estatal à gasolina e ao gasóleo em 2024. OGE 2024 mantém essa intenção acordada com o FMI e com o Banco Mundial e revela que será feito de forma gradual até 2025, após ter arrancado em Junho de 2023, quando a gasolina subiu de 160 para 300 kwanzas, um aumento de quase 100%.

Apesar do aumento salarial de 5% e mais recentemente um incremento de 30 mil kwanzas anunciados pelo Presidente João Lourenço aos salários da Função Pública, é insuficiente para compensar a perda de poder de compra, e do aumento do escalão de isenção em IRT para 100 mil Kz, na actual conjetura, nem tudo são boas notícias para as famílias angolanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Russia pode construir bases de lançamento de naves espaciais em África

A Rússia ofereceu a alguns países amigos a construção...

Empresa de telecomunicações ITA inaugura salas de informática em escola do Uíge

A Internet Technologies Angola, empresa que actua no sector...

Azule Energy faz parte, como operador, do Novo Consórcio que quer acelerar produção de gás em Angola

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),...