Tik Tok tenta evitar suspensão nos Estados Unidos com demissão de consultor

Data:

Após a aprovação no Congresso do diploma que ameaça banir a rede social, a tecnológica chinesa ByteDance está a ponderar demitir o executivo da empresa que tem sido responsável pelas negociações com Washington há vários anos: Erich Andersen

A Tik Tok está a ponderar demitir Erich Andersen, consultor geral (global general counsel) da empresa e responsável pelas negociações com os Estados Unidos, de forma a garantir que a rede social pode continuar a operar na maior economia do mundo. A notícia foi avançada este domingo pela agência “Bloomberg”, que cita fontes conhecedoras do processo.

Erich Andersen, que está na chinesa ByteDance desde 2020 após sair da Microsoft, tem sido o rosto do diálogo com as autoridades norte-americanas sobre a aplicação de vídeos curtos. No entanto, a tecnológica de Pequim considera que o consultor não está a fazer o suficiente para evitar as preocupações de segurança que Washington tem.

A opção surge num momento em que o projeto-lei de desinvestimento ou até proibição do Tik Tok está a avançar no Congresso. No sábado, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um diploma – ainda sob validação do Senado – que exige que a Tik Tok seja vendida por pela empresa proprietária (ByteDance) ou mesmo banida do país.

Os políticos norte-americanos acusam a Tik Tok de permitir a Pequim espiar e manipular os seus 170 milhões de utilizadores nos Estados Unidos. No entanto, a rede social que ganhou fama durante a pandemia considera a aprovação do projeto-lei para interdição “violaria a liberdade de expressão”, “devastaria sete milhões de empresas” e “fecharia uma plataforma que contribui com 24 mil milhões de dólares [cerca de 23 mil milhões de euros] por ano para a economia norte-americana”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Agência de Proteção de Dados promove formação para jornalistas

A Agência de Proteção de Dados (APD), em colaboração...

Receita do sector dos seguros ultrapassa os 140 mil milhões de Kz no primeiro trimestre de 2025

Cifra de três dígitos anima expectativas da Agência Angolana...