A petrolífera Galp anunciou este domingo que no final da primeira etapa da sua campanha de exploração petrolífera no campo Mopane na Namíbia, de que esta tem “potencial importante descoberta comercial. A Galp detém 80%, da operadora, em conjunto com os seus parceiros NAMCOR e Custos com 10% cada.
Segundo comunicado enviado à CMVM, o consórcio concluiu com sucesso a primeira fase da campanha de exploração de Mopane com a conclusão das operações de testes do poço Mopane-1X. O poço Mopane-1X descobriu, em janeiro, colunas significativas de petróleo tendo a plataforma sido deslocada para o local do poço Mopane-2X, onde, em março, foram igualmente descobertas colunas significativas de petróleo.
Os fluxos alcançados durante o teste do poço indicam estes campos como “uma potencial importante descoberta comercial”. Só no complexo de Mopane, e antes da perfuração de poços adicionais de exploração e avaliação, as estimativas de hidrocarbonetos no local são de 10 mil milhões de barris de petróleo equivalente, ou mais. Tendo consumido 191 mil barris por dia, em média, em janeiro deste ano, esta reserva daria para 143 anos de consumo em Portugal.
A Galp indica que todos os dados adquiridos da atual campanha de perfuração de Mopane serão analisados e integrados num modelo de reservatório atualizado. “O modelo servirá de base para refinar o plano de perfuração de curto prazo da Galp para continuar a explorar, avaliar e desenvolver o complexo mais vasto de Mopane”, conclui a empresa.