Cento e cinquenta startups, entre incubadoras e as que já operam no país, vão participar, de 16 a 18 de Maio , em Luanda, na III edição do evento Startup Summit-2024.
O certame, que está a ser promovido pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas ( INAPEM),em parceria com a Unitel, vai decorrer no Centro de convenções de Talatona, sob o lema” Fomentar novos modelos e verticais de negócios para diversificar a economia “ .
Startup é uma empresa jovem e inovadora, focada em criar um modelo de negócio que oferece soluções para desafios específicos.
Segundo o administrador Executivo do INAPEM , Bráulio Augusto, no referido evento, com duração de três dias, espera-se a participação de cinco mil visitantes.
De acordo com ele, o certame tem como finalidade reforçar o posicionamento de Angola como referência regional africana de inovação e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo do país, bem como a criação de veículos e atracção de investimento para as startups nacionais.
Adiantou que , este ano , o evento vai reunir mais de 45 oradores nacionais e internacionais para, dentre outros temas, abordar sobre empreendedorismo, estratégia de vendas e parcerias.
Esta actividade , acrescentou, vai fomentar os sectores da inovação e tecnologia no universo digital angolano .
O administrador Executivo do INAPEM disse que se pretende tornar o espaço escolhido como uma importante montra para o potencial dos empresários angolanos, sobretudo dos jovens inovadores.
O evento, indicou, vai contar com participação de empreendedores estrangeiros que vão trazer a sua experiência, naquilo que é a sua visão sobre os negócios em todo mundo.
“ Esperamos que os jovens saiam desta actividade inspirados e movidos em poder desenvolver as suas ideias”, sublinhou, tendo informado que, nos próximos dias , será disponibilizado o Website para o início das inscrições.
Por sua vez, o gestor sénior de Inovação da Unitel,Henrique Costa, disse que já foram mantidos contactos com todas as incubadoras do país certificadas.
Entre as incubadoras, estão presentes a Academia Empreendedora de Luanda , Acelera Angola, Fandels e a Unitel .
Este ano , realçou , haverá na Startup Summit diversas conferências, desde o empreendedorismo feminino até a alta tecnologia, bem como partilha de ferramentas por parte das startups já existentes.
Fez saber ainda que haverá também uma ronda de investimentos, com mais de 60 investidores de várias instituições financeiras do país e internacionais.