O Banco Angolano de Investimentos, S.A, o maior em activos, anunciou no final da tarde desta quarta-feira, 3, a redução dos limites de carregamento do plafonds de cartões de crédito VISA e pré-pago Kamba, as medidas constam numa nota a que à Revista Outside teve acesso.
Na sua nota, o BAI diz que o plafond associado aos cartões de crédito VISA foi reduzido em 25%, enquanto para os cartões pré-pago Kamba VISA o carregamento mensal será limitado a 500 dólares norte-americanos.
Já em relação ao cartão Mastercard corporativo, o carregamento mensal será agora limitado para 1500 dólares.
Na sua nota, a instituição diz estar consciente do relevante impacto da decisão tomada, justifica-a com base na excepcionalidade da presente situação, que se tem agravado, e na importância de assegurar, a todo o tempo, os indicadores de estabilidade financeira e estrito cumprimento de normas prudenciais.
Recorde-se que em Fevereiro último, o Banco Angolano de Investimentos, anunciou ter aberto, em Janeiro último, uma investigação para apurar os factos sobre a prática de aluguer de cartões pré-pago Visa Kamba que, segundo a instituição, compromete a segurança e integridade dos serviços financeiros.
“O Banco Angolano de Investimentos S.A. (Sociedade Aberta) tomou conhecimento da prática de aluguer do cartão pré-pago Visa Kamba e informa que abriu no final do mês de Janeiro uma investigação para apurar a realidade dos factos. Este acto, que compromete a segurança e integridade dos serviços financeiros, representa uma violação grave das cláusulas contratuais que se consubstanciam na intransmissibilidade dos cartões e regras de segurança na utilização dos mesmos”, disse na altura o BAI em comunicado.