Por: Quingila Hebo
A MOVICEL é a segunda empresa de telefonia móvel a surgir no mercado e já foi a preferida de muitos angolanos. Era a mais barata e ia “Mais Longe”, enquanto a outra se focava no “Próximo mais Próximo”.
Começou a operar a 12 de Setembro de 2002, isto é, um ano depois do surgimento da UNITEL em 2001. Com o seu slogan “Vamos mais Longe”, a MOVICEL surgiu fazendo uma forte concorrência à UNITEL com planos de comunicação e estratégia de expansão dos seus serviços muito semelhantes aos da Africell actualmente.
A MOVICEL mudou de accionistas em 2020, mas desde 2018 tem vindo a perder espaço no mercado. Os últimos dados do INACOM(Instituto Angolano das Comunicações) mostram uma decadência da MOVICEL que faz antever a falência desta operadora para breve se não forem realizados novos investimentos e adoptadas novas estratégias de posicionamento no mercado.
Em 5 anos, a MOVICEL saiu de 25% da quota de mercado para 6%. Ou seja, perdeu 19% da sua quota. Os dados do INACOM mostram também que a AFRICELL, em 3 anos, “roubou” os 19% dos clientes da MOVICEL e 2% da UNITEL. Noutras palavras, a maioria dos clientes da MOVICEL mudou-se para a AFRICELL – comprou número da Africell e desligou imediatamente o da MOVICEL – e só um pequeno número de clientes da UNITEL confiou e aceitou mudar para a nova operadora, sendo que a maioria manteve-se fiel à primeira companhia de telefonia móvel angolana – UNITEL.